Arapiraca recebe Selo Unicef em Brasília
p { margin-bottom: 0.21cm; }
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) certificou, na tarde da quinta-feira (29), Arapiraca e outros municípios do Semiárido e da Amazônia, em reconhecimento aos avanços alcançados nas áreas da infância e adolescência.
A coordenadora do Comitê Pró Selo Unicef de Arapiraca, Maria Adjinã Martins, participou da solenidade, ocorrida no auditório do Museu Nacional, em Brasília.
O Município Aprovado é um programa do Unicef que busca parceria com os municípios, para que façam um melhor aproveitamento dos programas voltados para a infância e adolescência.
O selo busca otimizar os recursos que o município já têm por meio de atividades de capacitação técnica baseadas nas necessidades do município. Para aderir, o gestor municipal tem que assumir o compromisso de avançar na garantia dos direitos da criança e do adolescente.
Para a entrega do certificado, o Unicef avaliou os avanços no município, nas áreas da saúde, educação e assistência social. São 33 indicadores como mortalidade infantil, acesso ao pré-natal e taxa de abandono escolar que são avaliados na adesão e após quatro anos.
Quase 1.800 municípios inscreveram-se no programa em 2009 e pouco mais de 20% deles conseguiram os avanços esperados pelo Unicef. O certificado entregue hoje foi baseado no desempenho nos indicadores entre 2009 e 2012.
Maria do Rosário, ministra da Secretaria de Direitos Humanos, acredita que esta também é uma forma de reduzir as desigualdades regionais.“Na medida em que o Unicef escolhe essas duas áreas [Semiárido e Amazônia] para um trabalho de monitoramento e investe no apoio à gestão pública nos municípios e as cidades atuam melhor no estabelecimento e implementação das políticas apresentadas pelo governo federal, então todos os indicadores acabam melhorando” disse a ministra, acrescentando que esta é uma forma de romper o ciclo de pobreza por meio da educação.
Com Agência Brasil