Programas habitacionais melhoram a vida de 10 mil famílias
p { margin-bottom: 0.21cm; }
A Prefeitura de Arapiraca está realizando um dos maiores programas municipais de habitação do Brasil, com a entrega de mais de dez mil novas moradias.
Desde a primeira gestão, no ano de 2005, que o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e equipe tem priorizado a melhoria da qualidade de vida da população, sobretudo as pessoas mais carentes.
As obras estão acontecendo por toda a cidade, com o projeto de inclusão social de milhares de famílias com a realização do sonho da casa própria.
Os conjuntos habitacionais são construídos por meio das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação,Obras e Assistência Social, com o apoio de outras secretarias.
Alguns espaços, que antes eram conhecidos como as favelas do Caborje e Quiçassa, na área central da cidade, hoje fazem parte de um dos nossos mais belos cartões-postais: o Bosque das Arapiracas.
Idealizada no ano de 2007, no final da primeira gestão do prefeito Luciano Barbosa (PMDB), a obra de intervenção urbanística e social mobilizou técnicos das secretarias de Planejamento, com o apoio de assistentes sociais e funcionários de todos os órgãos da administração municipal para a derrubada das casas taipa e de papelão, com a construção de um novo conjunto habitacional e a transferência das 583 famílias que então viviam nas duas áreas de risco.
Com a construção do Conjunto Residencial Jardim das Paineiras, localizado no bairro Nilo Coelho, por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de Arapiraca, governo federal, como parte do Programa Habitar Brasil/BID, Caixa Econômica Federal, com apoio do senador Renan Calheiros (PMDB) junto ao governo do então presidente Lula, foram edificadas centenas de casas de alvenaria, com 40 metros quadrados, com cinco cômodos, incluindo quarto, sala, cozinha, banheiro e área de lazer onde hoje vivem com dignidade as 583 famílias das antigas favelas do Caborje e da Quiçassa.
Nos últimos sete anos e meio já foram construídas mais de dez mil moradias no município. A maior parte das moradias é voltada para famílias de trabalhadores de baixa renda, com a implantação de programas habitacionais, a exemplo do Minha Casa, Minha Vida.
Exemplo disso é o megaprojeto urbanístico na comunidade de Olho d’Água dos Cazuzinhas. Como parte do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, foram construídas 1.900 unidades habitacionais no condomínio residencial Brisa do Lago.
O novo condomínio residencial de Arapiraca é dotado de moderna infraestrutura urbana, com implantação de uma escola de em tempo integral; creche; moderna unidade de saúde e uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social.
Cada unidade habitacional tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviços. O conjunto residencial também é dotado de ruas pavimentadas, moderno sistema de drenagem e iluminação, bem como abastecimento de água potável e agora com a construção de um posto policial para garantir a segurança dos moradores e visitantes.
O megaempreendimento é o primeiro do gênero em Alagoas, a cargo da empresa Engenharq, com a geração de mil empregos diretos e outros três mil indiretos no município de Arapiraca.
A dona de casa Severina dos Santos Silva foi uma das contempladas com uma casa no Brisa do Lago e falou sobre sua emoção. “Estou muito feliz. Como vai ser bom poder passar o Natal na minha casa nova”, disse