Conselheiras tomam posse e Visa promove capacitação
p { margin-bottom: 0.21cm; }
A celebração dos 88 anos da emancipação política de Arapiraca teve início nesta terça-feira (23), com a abertura da Capacitação Visa, no auditório do CRIA, e a solenidade de posse das novas integrantes do Conselho Municipal dos Direitos e
O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) participou das atividades, acompanhado das secretárias de Políticas Públicas Para as Mulheres, Lúcia de Fátima Queiroz Cavalcante, e de Saúde, Sandra Márcia Lima.
No auditório do CRIA, o evento foi coordenado pelo Departamento de Vigilância Sanitária e incluiu a realização de debates e palestras acerca do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, boas práticas na manipulação de alimentos, controle de infecção, entre outros importantes temas.
O evento contou com a presença da coordenadora da Visa Municipal, Walkíria Bastos; coordenadora de Vigilância em Saúde, Aglaí Tojal; coordenadora de Vigilância Ambiental, Claudimary Bispo; coordenadoras de Atenção à Saúde, Evelyn Pinheiro; coordenadora da Promoção da Saúde, Fátima Ramalho, entre outros profissionais e servidores da Saúde.
Conselho
Ainda na manhã desta terça-feira ocorreu a solenidade de posse das 18 integrantes do Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Mulher (CMDM).
A cerimônia foi realizada no hall principal do Centro Administrativo e também contou com a presença da deputada federal e prefeita eleita de Arapiraca, Célia Rocha (PTB); JUIZ DA 5ª Vara Criminal de Arapiraca, Alfredo Mesquita; procurador de justiça Geraldo Magella Pirauá; defensor público André Chalub; presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Adalberto Saturnino (PMDB); vereadores Daniel Rocha (PTB) e Graça Lisboa (PSD).
O evento ainda registrou a presença do monsenhor Aldo Brandão; representante da Secretaria de Estado da Mulher, Wanda Menezes; presidente da Facomar, Brás Antônio de Farias, bem como de lideranças femininas, secretários e secretárias municipais de governo, entre outras personalidades.
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDM) foi instituído pela Lei Municipal 1.829/94 e agora vinculado à recém-criada Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres por meio da Lei 2773/11.
Das 18 conselheiras, nove mulheres representam o poder público, sete são de entidades representativas da sociedade, uma representante da Câmara de Vereadores e uma especialista na área de gênero.
Combate à violência
Durante a solenidade de posse, a secretária Lúcia de Fátima agradeceu o apoio do prefeito Luciano Barbosa e da deputada federal Célia Rocha, bem como o acompanhamento do Judiciário, Defensoria Pública, OAB, Câmara de Vereadores, Procuradoria de Justiça, Ministério Público Estadual, CRAS, CREAS, além das secretarias de Saúde e Indústria, Comércio e Serviços, bem como de sua equipe de servidoras e servidores e de toda a administração municipal.
“Esse é um momento feliz e de comemoração. Representa também dias de igualdade, uma vez que a sociedade não pode assistir às agressões contras mulheres de braços cruzados”, argumentou.
Por sua vez, o prefeito Luciano Barbosa parabenizou a secretária Lúcia de Fátima e sua equipe pelo trabalho em defesa dos direitos e defesa das mulheres arapiraquenses.
Ele citou os cursos profissionalizantes que estão sendo ofertados, bem como a criação do Centro de Referência à Mulher Vítima de Violência.
“O município tinha uma dívida com as mulheres, e isso está sendo resgatado com diversas ações. Criamos o Memorial da Mulher para contar a histórias das bravas mulheres, incluindo as destaladeiras de fumo, que ajudaram a construir o desenvolvimento de Arapiraca”, frisou Luciano Barbosa, afirmando que as mulheres estão ocupando cada vez mais seus espaços com merecimento e justiça.