Arapiraca recebe outro belo cartão-postal
p { margin-bottom: 0.21cm; }
Um dia antes de celebrar seus 88 anos de emancipação política, a cidade de Arapiraca ganha, nesta segunda-feira (29), duas importantes obras sociais.
Pela manhã, por volta das 10h30, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB), acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Manoel Henrique Cavalcante, e do prefeito de Taquarana, Alay Correia, inaugurou o Matadouro Público Regional Carlos Antônio Correia Costa, localizado no Povoado Martins.
A solenidade contou com a presença do secretário de Obras, Moyses Montenegro; engenheiro Raimilson Nascimento; vereadores João dos Santos (PSD) e Daniel Rocha (PTB); secretários de Agricultura dos municípios de Girau do Ponciano, Luciano Chagas, e de Traipu, José Chico, além dos empresários José Hipólito da Costa, Luiz Carlos Costa, a viúva Marlene Costa e a dona-de-casa Eulália Costa, matriarca da família e mã do homenageado.
Também prestigiaram o evento, os empresários Betinho Alexandre, José Levino, Noel da Catol, Brás da Facomar, advogado Maurício Fernandes, e o representante do Banco do Nordeste do Brasil, Auvanildo Alves, bem como de vaqueiros, marchantes e amigos de Calinhos Salvador, como era carinhosamente chamado o homenageado.
Localizado no Povoado Martins e distante um quilômetro da Rodovia AL-110, o espaço foi construído para atender 14 municípios, incluindo Arapiraca e outras localidades do Agreste e Sertão, com o abate diário e resfriamento da carne de cerca de 250 animais, sendo a maior parte de bovinos.
A previsão é de que até o fim deste ano, o matadouro amplie sua capacidade para o abate de 500 animais (bovinos, porcos e caprinos).
Na ocasião, o secretário de Agricultura, Manoel Henrique Cavalcante, revelou que o estabelecimento foi construído por meio de convênio entre a Prefeitura de Arapiraca, Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (MDA) e Caixa Econômica Federal.
"O matadouro está localizado em uma área com 105 mil metros quadrados. Dotado de modernas instalações, o estabelecimento possui três modernas câmaras frigoríficas, currais, subestação de energia, câmara para separação de vísceras, três lagoas de decantação para tratamento biológico, de acordo com os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde e da Agricultura.
"Estou muito feliz com a entrega dessa importante obra. Nada mais justo homenagear o Carlinhos, que foi uma pessoa de grande coração, um homem sdimples, que sabia fazer amigos e era reconhecido por onde passava", afirmou o prefeito Luciano.
Após a solenidade, as autoridades visitaram as obras de construção da sexta biblioteca digital de bairro (Arapiraquinha) no Planalto.
Em seguida, a comitiva seguiu para os bairros Arnon de Mello, Nova Esperança, Bonsucesso e Maçaranduba, onde estão sendo executados serviços de drenagem, esgotamento, meio-fio e pavimentação de várias ruas nessas localidades.
Beleza
À noite, a partir das 20 horas, o prefeito Luciano Barbosa vai entregar aos moradores outro belo cartão-postal: a fonte luminosa do Bosque das Arapiracas.
Construída com recursos da prefeitura, o espaço é um belo monumento em defesa das nascentes do Riacho Piauí, que corta toda a cidade e deságua na comunidade de Bananeiras, fazendo parte da Bacia do Rio São Francisco.
A fonte luminosa é um monumento em pedra com um lago artificial em volta. O novo cartão-postal da cidade tem cachoeira com mais de quatro metros de altura e uma iluminação em tons azul e verde.
A obra foi construída em uma área com 225 metros quadrados, no centro do Bosque das Arapiracas, no prolongamento do Parque Ceci Cunha.