Luciano apoia implantação do Plano Juventude Viva
p { margin-bottom: 0.21cm; }
Na manhã desta quinta-feira (20), o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) recebeu, em seu gabinete, no Centro Administrativo Municipal, a visita da coordenadora-geral de Políticas da Secretaria Nacional da Juventude, Fernanda Carvalho Papa, e do assessor da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais, José Claudenor Vermohlen.
A reunião também contou com a presença do procurador-geral do município, José Soares da Silva; secretários de Cultura, João José Marques; de Esportes, Lazer e Juventude, Kleber Torres; de Saúde, Sandra Márcia Lima; de Educação, Ana Valéria Peixoto; de Assistência Social, Adélia Lúcia; de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Caroline Albuquerque, e a coordenadora da Área Técnica da Promoção da Saúde, Fátima Ramalho, e João Paulo, representantes do Conselho Municipal de Segurança e Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).
Durante o encontro, a coordenadora-geral de Políticas da Secretaria Nacional da Juventude, Fernanda Carvalho Papa, destacou o protagonismo das ações preventivas, desenvolvidas em Arapiraca no combate à violência juvenil.
Ela adiantou que o governo federal selecionou o Estado de Alagoas e quatro cidades, entre elas Arapiraca, para implantação do Plano Juventude Viva.
O projeto pretende fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a juventude negra, com ações nas áreas de educação, saúde e igualdade racial, envolvendo cinco ministérios, governos estaduais e prefeituras de 132 municípios brasileiros.
Na ocasião, Fernanda Papa fez a apresentação do projeto, apontando os altos índices de violência contra jovens negros em Alagoas, que lidera as estatísticas com 81% dos homicídios contra negros, sendo 67% jovens com idade entre 19 e 24 anos.
O prefeito Luciano Barbosa se mostrou sensível à causa. Ele explicou que o município já vem adotando várias ações de inserção social de jovens, citando as escolas em tempo integral, criação do Conselho Municipal de Segurança, instalação de câmeras de videomonitoramento em parceria com a Polícia Militar, implantação do CAPS-AD, áreas de lazer, atividades culturais e esportivas para os jovens, entre outras gestões.
Juventude Viva
O plano de enfrentamento à violência é voltado para jovens negros entre 15 e 29 anos, e tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade e desconstruir a cultura de violência em torno deles e prevenir a ocorrência de homicídios. As ações estão divididas em quatro eixos: desconstrução da cultura de violência; inclusão, emancipação e garantia de direitos; transformação dos territórios de vulnerabilidade social; e aperfeiçoamento institucional para combater o racismo.
A Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República fará o lançamento oficial do plano-piloto Juventude Viva, em Alagoas, no dia 27 de setembro, no Centro de Convenções, em Maceió.