Emoção marca entrega da décima escola em tempo integral
p { margin-bottom: 0.21cm; }
Alegria e emoção tomaram conta, nesta sexta-feira (3), no bairro Planalto, durante a solenidade de inauguração da décima escola em tempo integral da rede municipal de ensino de Arapiraca.
O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, entregaram, a Escola de Tempo Integral Professor Mário César Fontes, que foi construída com recursos próprios e vai atender mais de 800 alunos do bairro e adjacências.
A solenidade começou por volta das 10h30, e contou com a presença do reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo Campos; diretora-acadêmica do campus da Ufal em Arapiraca, Eliana Cavalcante; presidente do Sinteal/Agreste, Juraci Pinheiro; diretor da Escola Municipal Doutor João Batista, professor José Roberto Tavares; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional de Arapiraca, Maurício Fernandes; procurador de justiça Geraldo Majella Pirauá; gerentes do Banco do Brasil, Carlos, e da Caixa Econômica Federal, André de Brito.
Também prestigiaram a cerimônia, o presidente da Federação das Associações de Moradores (Facomar), Brás Antônio de Farias; ex-prefeito de Arapiraca, Severino Leão; representantes do Exército Brasileiro (Tiro de Guerra 07015), sargentos Jota Carlos e Eucares de Pietro, além de secretários, secretárias e subsecretários de governo; empresários, moradores, familiares e amigos do professor Mário César Fontes.
Na abertura do evento, a Banda de Fanfarra Mário César Fontes, da Escola de Tempo Integral Pontes de Miranda fez apresentação ao público, juntamente com alunos dos coros Crianças Iguais e Flores das Paineiras, das escolas municipais Crispiniano Ferreira de Brito e José Ursulino Malaquias cantaram os hinos do Brasil e de Arapiraca, e músicas para as autoridades e público.
A diretora da Escola de Tempo Integral Professor Mário César Fontes, educadora Maria Cristina Alves disse que o momento é de felicidade para os moradores do bairro Planalto. “Agradecemos ao prefeito Luciano e equipe por mais este presente. Todos nós estamos de parabéns e devemos cuidar dele”, frisou.
A funcionária pública Melânia Fontes- irmã do professor Mário César Fontes- falou em nome da família e agradeceu ao prefeito Luciano e à equipe da Secretaria de Educação pela homenagem ao seu irmão.
“Luciano e César sempre estiveram juntos nas questões ideológicas por uma sociedade democrática e, também, quando assumiram a Secretaria de Educação a convite do prefeito Severino Leão”, lembrou ela.
“Meu irmão irradiava alegria e era um exemplo de cidadão e profissional que dignificou o título de professor em toda sua plenitude”, acrescentou.
A presidente do Sinteal, Juraci Pinheiro, e o presidente da OAB de Arapiraca, Maurício Fernandes, bem como o ex-prefeito Severino Leão, o procurador de justiça Geraldo Majella Pirauá, a diretora do campus da Ufal de Arapiraca, Eliana Cavalcante, e o reitor da Uneal, Jairo Campus, também fizeram uso da palavra, juntamente com o diretor da Escola João Batista, professor José Roberto Tavares no evento de inauguração da décima escola em tempo integral.
Humanização
A secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, declarou, na oportunidade, que o momento era de muita alegria e emoção. “Todos os avanços já alcançados tiveram início com o trabalho do professor Mário César e prefeito Luciano. No começo foi difícil, mas avançamos e hoje estamos entregando a décima escola em tempo integral, porque temos um gestor que investe na Educação e está sempre preocupado com a humanização e socialização do conhecimento, a partir das nossas crianças”, afirmou Ana Valéria.
Em seguida, foi entregue um buquê de flores para Dona Leônia Fontes, mãe do professor Mário César Fontes. A matriarca da família também recebeu um presente artesanal feito com tecido e apresentando a biografia e fotos do homenageado.
Especial
Em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa lembrou das dificuldades para a implantação, no ano de 2007, da primeira escola de tempo integral no município.
“Hoje, estamos inaugurando a décima escola aqui no bairro Planalto. Esse é um momento especial. Quero agradecer o apoio de todos e a confiança da comunidade. Esta escola tem o nome de um homem que dignificou a Educação. É importante colocar bons exemplos para a sociedade, e o professor Mário César representa tudo isso. Gostaria que os educadores desta escola sigam o exemplo dele, a fim de que possamos avançar ainda mais”, completou o prefeito.
Luciano fez questão de ressaltar duas iniciativas recentes, com a implantação do Plano Municipal de Educação e da Fundação de Apoio à Pesquisa na Educação Básica.
“Sou um homem feliz. Já ocupei outros cargos públicos, inclusive na esfera federal, mas tenho muito orgulho em ser prefeito de Arapiraca, e deixar o cargo em dezembro e poder ser respeitado e lembrado por ter realizado ações em benefício da melhoria da qualidade de vida da população do nosso município”, salientou.
Após o pronunciamento das autoridades, o seminarista Janailton Pedrosa abençoou as instalações do prédio, que foi construído em uma área com 3.200 metros quadrados, sendo mais de 2.100 metros quadrados de área edificada.
Com investimentos próprios da municipalidade, a nova escola em tempo integral tem 24 salas de aula, refeitório, cozinha, banheiros, escovódromo, pátio coberto, sala de administração, auditório para 50 pessoas, entre outros departamentos.
O modelo de ensino das escolas em tempo integral de Arapiraca é referência nacional desde o ano de 2007, com a adoção da primeira unidade.
Atualmente, o município conta com dez escolas para o atendimento a cerca de sete mil alunos do Ensino Fundamental, na área urbana e na zona rural do município.
O projeto pedagógico inclui, pela manhã, atividades curriculares e, no período da tarde, jornadas ampliadas de reforço escolar e atividades complementares, a exemplo de aulas de capoeira, dança, música e aulas de artesanato, culinária e reciclagem com as mães, além de aulas de informática, inglês e a inclusão da disciplina Filosofia na grade curricular e alimentação cinco vezes ao dia.
03/08/2012 Cláudio Max – repórter fotográfico