Dilma diz que AL precisa de mais escolas com educação integral
p { margin-bottom: 0.21cm; }
Durante a solenidade de inauguração da nova fábrica de PVC da Braskem, na cidade de Marechal Deodoro, na manhã desta sexta-feira (17), a presidente Dilma Rousseff (PT) disse que Alagoas precisa de mais escolas em tempo integral.
Ela prometeu que o governo federal vai inserir Alagoas nos programas de educação em tempo integral, como uma forma de melhorar os indicadores do Estado no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que coloca o estado com o pior índice do país e cujos dados foram divulgados essa semana pelo Ministério da Educação (MEC).
Contraponto
Mas, por outro lado, segundo os dados revelados pelo governo federal, o Ideb de Arapiraca vem mostrando um crescimento acentuado nos últimos sete anos.
As escolas Carlos Alberto de Melo, no bairro Santa Edwiges, e Professora Maria das Neves, no bairro São Luiz, alcançaram notas elevadas, com indicador de 5.9, quando a meta máxima estipulada pelo MEC é de 6.0.
Investimentos
Ainda durante a solenidade, o senador Renan Calheiros (PMDB) disse estar ‘muito feliz’ com a inauguração, nesta sexta-feira, 17, da nova fábrica de PVC da Braskem, no polo industrial de Marechal Deodoro, em solenidade que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e ministros de Estado. A empresa, considerada a maior petroquímica das Américas, investiu R$ 1,1 bilhão e inaugurou a unidade, que terá a capacidade de produzir 200 mil toneladas por ano de PVC, se tornando a líder de produção dessa resina na América Latina.
"A Braskem, localizada aqui em Marechal Deodoro, que já era a maior do País, passará a ser uma das maiores da América Latina", elogiou Renan, que, antes da solenidade, reuniu-se com a presidente Dilma Rousseff no espaço reservado às autoridades. O senador e líder do PMDB destacou também a oportunidade de novos empregos para os alagoanos, oferecida pela empresa com a entrada em funcionamento da indústria de PVC.
"A inauguração dessa unidade é fundamental para atender à demanda dos nossos clientes em todo o Brasil, que atuam em segmentos estratégicos, como habitação, saneamento e infraestrutura", destacou o presidente da Braskem, Carlos Fadigas, agradecendo a presença das autoridades presentes. Essa é quarta unidade inaugurada pela Braskem no País nos últimos quatro anos.
A presidente Dilma, em seu discurso, garantiu continuar estimulando a expansão de novos empreendimentos em Alagoas e investir no turismo do Estado, que, segundo ela, "tem o litoral mais belo do País", destacando as belezas da Praia do Francês, que pertence ao município de Marechal Deodoro. O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) antecedeu a fala da presidente e garantiu empenho para a implantação do estaleiro Eisa em Alagoas.
Outras autoridades também prestigiaram o evento, a exemplo do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sebastião Costa Filho, o deputado federal Givaldo Carimbão (PSB), os presidentes da Federação das Indústrias de Alagoas e da Federação da Agricultura do Estado de Alagoas, José Carlos Lyra e Álvaro Almeida, respectivamente, empresários do setor industrial, entre outros convidados para a solenidade.