10 de agosto de 2012

Crianças fazem a festa na inauguração da quarta Arapiraquinha

p { margin-bottom: 0.21cm; }

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, entregaram, na manhã desta  segunda-feira (13), aos moradores do bairro Primavera e adjacências, a quarta Arapiraquinha, que tem o nome do professor Erasmo Soares de Araújo.

A solenidade começou por volta das 11 horas, com apresentação das crianças da Creche Joana Santana, Coral Sintonia Fraterna , Grupo de Flauta e Coral Sinfônico da Escola de Tempo Integral Professor Benildo Medeiros, sob a regência da professora Ana Maria, Banda Nosso Batuque, sob a regência do maestro Walter, Orquestra Sinfônica Ari de Queirós, bem como a contadora de estórias Maria Cristina Tininha, que encataram as crianças e adultos presentes ao evento.

O público teve a oportunidade de cantar os hinos do Brasil e de Arapiraca, antes das apresentações dos coros e dos grupos musiciais formados por alunos e alunas de escola e creche da rede municipal de ensino.

Na sequência da programação, o professor Erasmo Soares de Araújo, acompanhado da esposa Maria da Paz e de familiares e amigos, agradeceu ao prefeito Luciano e equipe pela homenagem.

"Nesse momento, sinto um perfume gostoso de ser cidadão e um aroma agradável de ser professor. É com muito orgulho que recebo essa honraria com o nome dedicado a um espaço tão importante para a educação e para a cultura. Tenho 42 anos de magistério, e sse foi o meu maior presente como educador. Cheguei aqui e vi uma Arapiraquinha crescer. Hoje, essa cidade cresceu e continua crescendo sob a égide de um gestor chamado Luciano, que significa ‘nascido da luz’", afirmou o professor Erasmo Soares.

Ele parabenizou a Secretaria de Educação pela implantação da quarta Arapiraquinha. "Essas bibliotecas de bairro iluminam o conhecimento para as crianças. O livro será sempre o ponto de interligação entre o saber e a liberdade", acrescentou. 

Falando em nome dos moradores do bairro, a professora Vera Lúcia da Silva, disse estar orgulhosa com o presente. "O prefeito faz aniversário, mas somos nós que recebemos o presente", salientou.

Por sua vez, a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, agradeceu a Deus pela inauguração de mais uma Arapiraquinha. "Deus permitiu tudo isso, mas devemos destacar esse gestor que valoriza o ensino, a cultura e o lazer de nossas crianças, que são tratadas com respeito e dignidade", frisou.

Aniversariante do dia, o prefeito Luciano Barbosa mais uma vez voltou a reafirmar o compromisso de sua gestão com o fortalecimento da Educação.

"Antes, esse local era um depósito de lixo. Agora, é um lugar dedicado ao conhecimento e ao lazer. O bairro Primavera tem sido beneficiado com importantes obras, a exemplo da Escola de Tempo Integral Benildo Medeiros, ginásio de esportes, creche, implantação do Sesi com um moderno teatro, além da  Praça Eloísio Lopes, antiga Fumageira, e pavimentação de dezenas de ruas e avenidas", lembrou.

Ainda em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa adiantou que, dentre todas as grandes obras já realizadas, ele considera a maior de todas as ações voltadas para a educação e elevação do conhecimento da juventude de Arapiraca.

"É uma justa homenagem ao professor Erasmo Soares, um educador e um homem que traz a bondade em seu coração. Ele nos ensina como exercer a cidadania e sermos respeitados. Esse momento da entrega da quarta Arapiraquinha é especial e ficará na memória de todos nós", completou Luciano, que no encerramento da solenidade foi homenageado com o corte de um bolo e todo mundo cantando o ‘parabéns a você’.

O Projeto das Arapiraquinhas é uma iniciativa da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

As bibliotecas públicas digitais são construídas com recursos próprios e visam estimular a leitura e promover o acesso aos bens culturais e informacionais e gerar oportunidades de conhecimento para todos.

Os espaços estão situados nos bairros mais vulneráveis do município. A primeira Arapiraquinha ProfessoraNeusa Gomes foi inaugurada no dia 1º de agosto de 2010, no bairro Jardim Esperança. Recebeu mais de 15 mil visitantes no período.

Já a Arapiraquinha Professor Miguel Valeriano foi entregue aos moradores do bairro Novo Horizonte no dia 13 de agosto de 2011.

Em março deste ano, o prefeito Luciano Barbosa e a secretária Ana Valéria Peixoto inauguraram a terceira Arapiraquinha Professora Claudenice Pimentel, na comunidade de Canaã.

Atraindo significativo número de usuários de todas as faixas etárias, as bibliotecas contam com um espaço multicultural que disponibilizam o acesso à informação através do seu acervo composto por livros, periódicos, CDs, DVDs, mapas, jogos, acervo braille e acesso à internet.

Pela relevância dos serviços oferecidos , o Programa Arapiraquinha: bibliotecas públicas recebeu durante o XXIV CBBD – Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, realizado pela FEBAB – Federação Brasileira das Associações de Bibliotecários, juntamente a AAPB – Associação Alagoana de Profissionais de Biblioteconomia em Alagoas, o Prêmio Biblioteca Modelo, sendo contemplada com mobiliários da BICCATECA- Programa para informatização dos acervos e serviços da empresa Contempory.

De acordo com a bibliotecária e coordenadora-geral do projeto, todas as ações visam cumprir o Manifesto da Unesco para as bibliotecas públicas, com programas de estímulo à leitura e a promoção de atividades lúdicas e educativas.

As Arapiraquinhas funcionam de segunda a sexta- feira, no período das 8 ao meio-dia, e das 13 às 17 horas, e das 18 às 21 horas. Aos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é da 14 às 17 horas.

A administração das Arapiraquinhas está a cargo das Escolas de Tempo Integral Claudecy Bispo; Escola Municipal Maçônica Perfeita União e Escola Fernando Collor de Mello, no Povoado Canaã.

A equipe responsável pelas atividades é formada pela secretária Ana Valéria Peixoto; coordenadora-geral, a bibliotecária Wilma Nóbrega; Gorete Queiroz (coordenadora-pedagógica);

Maria Cristina Oliveira (pedagoga e contadora de estórias); Sandra Lima (monitora/regente de biblioteca; Maria de Fátima Silva Nascimento (monitora); Fabiana Silva (monitora) e professora Rosângela (arte-educadora).

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *