Prefeitura garante terrenos para bases de policiamento
p { margin-bottom: 0.21cm; }
Representando o prefeito Luciano Barbosa (PMDB), o procurador-geral José Soares da Silva recepcionou, na manhã deste sábado (28), a visita da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Mizzi, e do secretário de Defesa Social, coronel Dario César, ao município de Arapiraca.
Ela chegou de helicóptero ao quartel do 3º Batalhão Militar. No desembarque, Regina Mizzi foi recepcionada pelo delegado Flávio Saraiva, representante do Departamento de Investigações e Capturas (Deic) da Polícia Civil; comandante do BPM de Arapiraca, tenente-coronel Wellington Bitencourt; de representantes do Conselho Municipal de Segurança e do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), bem como do integrante do Fórum de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (FDLIS), José Lopes da Silva.
Regina Mizzi veio acompanhar de perto as ações da parceria entre os governos federal, estadual e dos municípios, como parte do Plano Alagoas Mais Segura.
A secretária nacional de Segurança Pública visitou o bairro Manoel Teles e conversou com os moradores da localidade, que é considerada uma das áreas de maior registro de violência e tráfico de drogas da região.
Na oportunidade, Regina Mizzi e comitiva tiveram a oportunidade de observar o trabalho ostensivo das polícias e da Força Nacional, inclusive com o apoio de um helicóptero de vigilância aérea.
Em seguida, o grupo conheceu as áreas de urbanização do Lago Perucaba.
Doação de terrenos
O procurador do município de Arapiraca, representando o prefeito Luciano Barbosa (PMDB), mostrou o projeto de cessão de terrenos para a construção de bases de policiamento comunitário.
A prefeitura está disposta a ceder terrenos nos bairros Primavera, imediações do Lago Perucaba e em outro local a ser escolhido, totalizando mais de 1.200 metros quadrados de área.
Ainda como parte da visita à cidade de Arapiraca, Regina Mizzi e autoridades policiais estiveram no Conjunto Residencial Brisa do Lago, onde vivem recentemente mais de 1.900 famílias, que tiveram acesso ao programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal.
O local dispõe de uma escola em tempo integral, uma unidade de saúde, um centro de assistência social, uma creche, entre outros espaços públicos para o apoio aos moradores.
No encerramento da visita, a secretária nacional de Segurança Pública foi até o Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca, onde conheceu a estrutura do prédio, que atualmente está recebendo cadáveres de todas as parte do Estado.
“É muito bom ver todo esse trabalho em atividade. A história de Alagoas está sendo escrita agora de uma nova maneira, com a participação de todos”, disse Regina Mizzi.
“O mais importante de tudo isso é que já começamos a baixar os índices de violência, graças à colaboração de todas as esferas de governo e da sociedade. Aproveito o momento para anunciar que, dentro de 45 dias, iremos entregar três bases de policiamento comunitário aqui, em Arapiraca, mais precisamente nos bairros Primavera, Planalto e imediações do Lago Perucaba”, completou o secretário de Defesa Social.
Falando em nome do prefeito Luciano Barbosa, Conselho Municipal de Segurança e GGIM, o procurador José Soares revelou a satisfação de receber a secretária nacional e comitiva em Arapiraca.
“Estamos fazendo a nossa parte, na esperança de sistematizarmos o trabalho em nível de segurança pública que combata a violência em nossa região. Em nome do prefeito Luciano, colocamos à disposição do governo federal e do Estado os espaços necessários para instalação de bases de policiamento comunitário”, salientou José Soares.