19 de julho de 2012

Moradores e feirantes recebem praça revitalizada na Primavera

Dotada de modernas e amplas instalações, a Praça Eloísio Lopes foi inaugurada, na noite desta quinta-feira (19), em solenidade festiva que reuniu moradores e comerciantes do bairro Primavera e adjacências.

Com recursos da própria municipalidade, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) revitalizou a antiga Praça da Fumageira, onde funcionava a tradicional feira livre do bairro, e o logradouro passou por amplo projeto de modernização urbanística, contemplando os feirantes e moradores com um grande espaço de convívio urbano.

Além do prefeito Luciano Barbosa, a solenidade contou com a presença do secretário de Agricultura e Indústria e Comércio, Manoel Henrique Cavalcante; secretário de Governo, Ricardo Teófilo, entre outros secretários; o arquiteto Alexandre Lopes; o presidente da Federação das Associações de Moradores de Arapiraca (Facomar), Brás Antônio de Farias, bem como de familiares e amigos do homenageado.

Na abertura do evento, as crianças do Coral Flor das Paineiras, da Escola de Tempo Integral José Ursulino Malaquias, do Conjunto Residencial Jardim das Paineiras, cantaram o Hino de Arapiraca, sob o acompanhamento da música e professora Malba.

Em seguida, o prefeito Luciano Barbosa entregou simbolicamente as chaves dos box à comerciante Gislene Mendes, que representou todos os feirantes que irão vender frutas, verduras e cereais no local.

“Em nome de todos os colegas, quero agradecer ao prefeito Luciano Barbosa pela construção dessa linda praça, onde vamos ter espaços para vender nossos produtos”, disse emocionada a comerciante .

Ainda durante a solenidade, o prefeito entregou flores para a viúva do homenageado, senhora Maria Aparecida Porto Lopes. “Estamos muito emocionados pela lembrança do nome de meu marido. Ele era uma grande empreendedor e visionário. Com apenas o quarto ano primário, Eloísio foi até a Europa negociar a exportação de fumo e assinar contratos sem ajuda de intérpretes. Espero que o povo nunca esqueça dele e cuide bem dessa praça”, afirmou.

Para o secretário Manoel Henrique Cavalcante, o momento representa mais uma conquista para o povo de Arapiraca e, mais particularmente, os moradores e feirantes do bairro Primavera.

Ele adiantou que, dentro de duas semanas, todos os box já estarão em total funcionamento.

Por sua vez, o prefeito Luciano Barbosa lembrou de como era feio e insalubre o lugar. “Havia até ponto de prostituição nesse espaço. É fundamental reforçar que o ato de inauguração é uma entrega que deve ser compartilhada por todas as pessoas que vivem aqui. Essa noite é muito importante para mim. Não conheci pessoalmente o empresário Eloísio Lopes, mas todas as pessoas de Arapiraca sabem do homem, cidadão, pai de família e empresário visionário que sabia dividir os lucros e ajudar as pessoas”, acrescentou Luciano.

 

Benefícios

O prefeito fez questão de ressaltar as obras realizadas em sua gestão para benefício dos moradores do bairro Primavera. “Pavimentamos dezenas de ruas. Construímos uma escola de tempo integral com ginásio de esportes, entregamos hoje essa praça com área verde, espaço de lazer e oitenta box para os comerciantes, e estamos concluindo a obra de uma Arapiraquinha, que faz parte do conjunto das bibliotecas digitais de bairro, e também iremos entregar aos moradores uma belíssima creche para atender crianças da localidade”, completou Luciano.

A Praça Eloísio Lopes conta com 80 box para o comércio de produtos da região, área de playground para as crianças, áreas verdes com carramanchões, grande pátio de alimentação contendo duas lanchonetes e espaço acessível para os portadores de necessidades especiais.

O projeto de revitalização da antiga Feira da Fumageira foi discutido em conjunto com os comerciantes, Ministério Público Estadual (MPE), Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Procuradoria do Município e Sebrae/AL, além da participação das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Indústria e Comércio, bem com o apoio da SMTT, e das secretarias de Obras, Iluminação, Limpeza e Meio Ambiente.

Os feirantes tiveram a oportunidade de participar de reuniões periódicas para receber e trocar informações acerca do projeto para exposição e venda de produtos em um moderno espaço de convívio urbano.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *