14 de maio de 2012

Semana 100% Mamãe e Bebê é lançada no CRIA

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Saúde da Criança e da Coordenação da Saúde da Mulher, abriu oficialmente, às nove horas desta segunda-feira (14), a “Semana 100% Mamãe Bebê”, no auditório do Centro de Referência Integrada em Saúde de Arapiraca – CRIA.

O evento contou com a presença da secretaria municipal de Saúde, Sandra Márcia Lima, que representando o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) falou sobre a importância da mobilização intersetorial das secretarias, CMDCA, Conselho Tutelar, Unicef e rede hospitalar para maior sensibilização da sociedade sobre ampliação das ações de atenção à gestante e ao bebê.

“Estamos empenhados em oferecer total assistência às gestantes do nosso município. O acompanhamento destas mamães é feito tanto no pré-natal, quanto após o nascimento do bebê. Temos como uma das metas da secretaria de Saúde a redução da mortalidade materno-infantil em Arapiraca e, para isso, é necessário maior investigação e identificação das causas destas mortes e, paralelamente, temos que intensificar a atenção na rede pública e fortalecer as parcerias com a rede hospitalar e assistência tanto para a mãe quanto ao bebê nos atendimentos nas UBS e PSF”, finalizou Sandra Márcia.

A coordenadora da Saúde da Criança, Vilma Caetano de França, destacou que Arapiraca é a primeira cidade brasileira a realizar a Semana 100% Mamãe e Bebê. “A experiência exitosa e aprovada pelo UNICEF ,que nasceu há doze anos, na cidade de Canelas, no Rio Grande do Sul, foi levada aos demais Estados como Semana 100% Bebê, que tem como estratégia mobilização social em prol da primeira infância. Já em Arapiraca, vimos também que é fundamental oferecer uma assistência qualificada de pré-natal e que seja assegurado um parto humanizado ,visando a redução de mortes de mães e bebês, bem como o acompanhamento de mãe e filho na primeira infância, por isso temos um trabalho todo especial voltado às mães e as crianças no período desde o nascimento até os seis anos de idade ( primeira infância)” , informou Vilma.

O lançamento da Semana 100% Mamãe Bebê também contou com a presença da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Lúcia de Fátima Queiroz, representantes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Assistência Social, representantes do projeto Mães Leitoras, da Secretaria de Educação, PETI, ULBRA/NCA, PETI SAÚDE UFAL, Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, Selo Unicef e Fundação Abrinq, diretores das Unidades Básicas de Saúde e Centros de Saúde e Uniodonto.

O evento aberto oficialmente com a benção do padre Luiz Raimundo Amaro, pároco da Igreja de São Pedro, aos profissionais da área de saúde, teve como atrações culturais a apresentação da aluna Cristefany Valentim, integrante do PETI do bairro Planalto e que fez uma homenagem às mães cantando a música “Mãe, minha amiga” e a apresentação da contadora de estórias Tininha, que é uma das integrantes do projeto Mães Leitoras.

Ela contou a estória “Adivinha o quanto eu te amo”. O evento foi encerrado pela coordenadora da Saúde da Criança, Vilma Caetano de França, com a presentação do projeto “Semana 100% Mamãe Bebê”.

As atividades serão realizadas no período de 14 a 18 de maio, com várias palestras, ações de saúde e sensibilização de gestantes e seus familiares, profissionais da área de saúde, atividades em Unidades Básicas de Saúde e hospitais parceiros para discutir o tema da saúde da gestante e de seu bebê de forma mais ampla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *