16 de maio de 2012

Exposição Vozes Femininas entra no calendário cultural de AL

p { margin-bottom: 0.21cm; }

A Exposição Vozes Femininas – o Tom da História, mostra cultural e histórica que torna do conhecimento da sociedade brasileira algumas das vozes femininas arapiraquenses que se destacaram e se destacam, nos mais variados ritmos e tons, entrou no calendário da Casa do Patrimônio, em Maceió, selecionada através de edital para ser exposta no segundo semestre deste ano.

A mostra evidencia mulheres que fizeram história cantando em aniversários, casamentos, grupos de pastoris, vaquejadas, corais, programas radiofônicos e palco de cinema.

Também entusiastas adolescentes que encantaram com valsas, samba-canções, rumbas, boleros, toadas, guarânias, mambos, toadas, música Sacra, MPB, como também o reconhecimento através de biografias de mulheres que construíram a história da música no município de Arapiraca.

A Casa do Patrimônio possui um espaço de exposição permanente – hoje ocupado pela exposição “A Invenção da Terra”, com parte do acervo de esculturas da artista plástica e colecionadora Tânia de Maya Pedrosa.

 

Semana de Museus

O Memorial da Mulher Ceci Cunha de Arapiraca, em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), iniciou nesta segunda-feira o II Seminário Acadêmico Museus e os Desafios do Contemporâneo.

O evento contou com a presença do vice-reitor, Prof. Msc. Clébio Araújo; a turismóloga Franciane Azevedo; a diretora-administrativa do Memorial da Mulher Ceci Cunha, Klyssianne Tenório; o museólogo Antônio Luis e alunos de várias instituições acadêmicas da cidade.
 O II Seminário Acadêmico faz parte da 10ª Semana Nacional de Museus, que inclui também na programação a Exposição Presença Negra em Alagoas com expografia do artista plástico Agélio Novaes.

A exposição trata do “Quebra do Xangô”, ocorrido em 1912, em Maceió, e traz fotografias da Coleção Perseverança, maior acervo afro-brasileiro do mundo guardado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.

A abertura da Exposição ocorrerá nesta quarta (16), a partir das 19 horas, e contará com a presença da comunidade Acadêmica da Uneal e a Orquestra de Tambores que se apresentará no Mirante do Memorial da Mulher. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *