23 de maio de 2012

Assistência Social tem contribuído com avanços, diz Luciano

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Gestores públicos, assistentes sociais, estudantes de Serviço Social, vereadores e representantes dos diversos segmentos do município de Arapiraca e de cidades do Agreste estão participando, desde o início da manhã desta quarta-feira (23), da oitava edição do Fórum Municipal da Assistência Social.

O evento ocorre no salão de festas do Levinos Hall, no bairro Novo Horizonte, e prossegue até a tarde desta quarta-feira.

A abertura oficial do Fórum foi realizada com a execução do Hino de Arapiraca e, em seguida, houve apresentação do grupo do Projovem Adolescente.

Ainda durante a abertura do evento, a secretária de Assistência Social, Adélia Leite, falou sobre a importância do profissional de assistência social e a presença fundamental que ele exerce na gestão municipal.

Adélia também parabenizou a categoria pelo Dia do Assistente Social, que foi comemorado no último dia 15, e elencou uma série de avanços registrados nos últimos sete anos.

Ela citou como exemplo a implantação de sete Centros de Assistência Social (CRAS), 46 coletivos do Projovem, uma Central do CAD Único (Bolsa Família), um Creas municipal, um Creas regional, 18 núcleos do Peti, Casa de Passagem, Restaurante Popular Jerimum, além de programas sociais como o Pré-Natal Pede Enxoval, Atenção Nutricional e o Pronatec para geração de emprego e renda, em parceria com as secretarias de Agricultura, Saúde, Educação, entre outros órgãos da administração municipal.

Inserção

Adélia Leite também fez uma apresentação acerca dos indicadores sociais dos últimos sete anos em Arapiraca. No ano de 2003, o Peti atendia seis mil crianças e jovens no combate ao trabalho infantil. Em 2011, o número foi reduzido para 1.100 jovens, o que representa a retirada de garotos e garotas do risco e vulnerabilidade social para a inserção em atividades escolares e de apoio assistencial.

Por outro lado, o cadastro de família atendidas no programa Bolsa Família subiu de 17 mil para 26 mil núcleos familiares.

“Tudo isso foi realizado com a participação popular, com os conselhos e comitês municipais”, acrescentou.

Acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Adalberto Saturnino (PMDB), e Graça Lisboa (PSD), bem como da subsecretária de Assistência Social, Rainilda Sales; das secretárias de Saúde, Sandra Márcia Lima, e de Políticas Públicas para as Mulheres, Lúcia de Fátima Cavalcante, além da ex-secretária de Saúde e assistente social Aurélia Fernandes, o prefeito Luciano Barbosa parabenizou a todos os assistentes sociais pela realização do Fórum Municipal.

“Vocês orgulham a administração pública pela qualidade do trabalho e pelo comprometimento com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O desenvolvimento de Arapiraca tem a marca dos assistentes sociais”, completou o prefeito.

Após o pronunciamento de Luciano Barbosa foi servido um coquetel para o público, e, em seguida, a professora-doutora em Serviço Social, Margarida Silva dos Santos, proferiu palestra com o tema: “Intersetorialidade nas PolíticasPúblicas”.

  VIII FORUM DE ASSISTENCIA SOCIAL
23/05/2012 FOTOS DEP. IMPRENSA Claudio Max

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *