26 de maio de 2012

Arapiraca reforça Protocolo de Atenção Básica à Saúde

p { margin-bottom: 0.21cm; }

A Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria de Saúde, está reforçando o Protocolo de Atenção Básica, com reuniões periódicas e visitas técnicas em unidades públicas e estabelecimentos particulares de saúde, para o direcionamento específico e ampliado das ações para o setor.

Na última quinta-feira (24), a secretária de Saúde, Sandra Márcia Lima, coordenou reunião com representantes das equipes técnicas de Promoção da Saúde, Atenção à Saúde, Núcleo de Assistência à Saúde da Família, Saúde da Mulher, entre outros departamentos, para a definição de um cronograma de atividades no atendimento à população.

“Temos um Plano Municipal de Saúde e a participação de 300 conselhos locais que trabalham em conjunto, alinhando as ações para continuarmos reduzindo os indicadores da mortalidade materno-infantil, com planejamento familiar, sobretudo a gestantes, crianças e idosos”, explica Sandra Márcia, destacando o apoio do prefeito Luciano Barbosa (PMDB), senador Renan Calheiros (PMDB) e deputada federal Célia Rocha (PTB).

A secretária lembrou que Arapiraca foi citada recentemente pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo secretário Helvécio Magalhães, como sendo a primeira colocada entre todas as cidades de Alagoas, no que diz respeito ao acesso e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.

A avaliação consta das pesquisas do IDSUS – Índice de Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde.

Os indicadores apresentados foram: IDSUS (Índice de Desenvolvimento) 6.67; IASUS (Índice de Acesso) – 6.6 e IQSUS (Índice de Qualidade)7.02. Os Índices Nacionais referenciam-se por região, no caso a Nordeste possui avaliação de 5.28 pontos percentuais e na classificação dos grupos Alagoas fica com 5.43, Maceió está no grupo 1, com 5.4, e Arapiraca grupo 2 com 6.67(estes grupos avaliam a classificação de melhor infraestrutura e condições de atendimento.

Visita do ministro

Na manhã desta sexta-feira (25), durante entrevista ao programa Pajuçara na Hora, apresentado pelo radialista José Rocha, a secretária Sandra Márcia confirmou a vinda do ministro Alexandre Padilha para o próximo dia 12 de junho em Arapiraca.

Na ocasião, Padilha estará acompanhado de técnicos do Ministério da Saúde e do senador Renan Calheiros e do prefeito Luciano Barbosa, para participar da solenidade de inauguração de uma moderna unidade de saúde e visitas às obras das UBS das comunidades quilombolas do Carrasco e Pau d’Arco, além de conhecer de perto o trabalho desenvolvido no município.

Ela adianta que a expectativa do anúncio da elevação do teto do SUS em R$ 15 milhões irá permitir o fortalecimento dos serviços dos programas de Atenção Básica.

“Esse aporte de recursos nos permitirá a implantação da Rede Cegonha, como também dar maior assistência aos portadores de câncer”, acrescentando que a unidade de oncologia ainda não entrou em funcionamento justamente pela falta de mais recursos.

A possibilidade do incremento de recursos foi tratada durante audiência realizada há cerca de 15 dias, intermediada pelo senador Renan Calheiros (PMDB), entre o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o secretário de Atenção à Saúde do Ministério, Helvécio Magalhães; a deputada federal Célia Rocha (PTB); o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB) e a própria secretária Sandra Márcia.

Atualmente, Arapiraca, a MAC (Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar) – Região 2 do SUS em Alagoas, tem um teto de R$ 51 milhões para atender 45 municípios do Agreste e Sertão e parte do Baixo São Francisco.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *