Arapiraca promove atividades físicas no Dia do Desafio
A cidade de Arapiraca participou de mais uma edição do Dia do Desafio, promovido pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) em parceria com a Prefeitura de Arapiraca. A participação no Desafio, que acontece simultaneamente em vários lugares do Mundo, foi gratuita e teve o intuito de fazer com que o maior número de pessoas pratique atividade física.
As atividades aconteceram no Parque Municipal Ceci Cunha, no Centro Administrativo e em vários locais da cidade. Arapiraca que é o único município de Alagoas a participar do Desafio enfrentou a cidade chilena de Iqueque, no Estado de Tarapaca.
A partir dos resultados obtidos, a classificação das cidades será estabelecida pelo percentual de participação em relação ao número de habitantes. Essas atividades serão contabilizadas por agentes do Sesc e os números serão divulgados em breve.
O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) também esteve envolvido com as atividades físicas. Em seu gabinete, no Centro Administrativo, ele recebeu a presença de vários orientadores do Dia do Desafio, que juntos praticaram atividades físicas.
Incentivo
O Dia do Desafio incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde. A idéia foi criada no Canadá e vem sendo difundida mundialmente pela Tafisa – Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos. Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.
A ideia que deu origem ao projeto nasceu no inverno de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos. O prefeito sugeriu que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa para caminhar por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.
No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio. Porém, o inverno de temperaturas baixas levou à transferência da atividade para o mês de maio, início do verão no hemisfério norte. Assim, o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes.