23 de abril de 2012

Arapiraca inicia construção do Plano Municipal de Saneamento

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Na manhã desta segunda-feira (23), secretários, técnicos e engenheiros da Prefeitura de Arapiraca estiveram reunidos, no Centro Administrativo Municipal, para traçar as primeiras ações de implantação do Plano Municipal de Saneamento.

O encontro contou com a presença dos secretários de Obras e Viação, Moyses Montenegro; de Meio Ambiente, Genaldo Barbosa; coordenador do Plano Decenal, Paulo Sérgio Barboza, além de engenheiros, arquitetos, ambientalistas, biólogos e técnicos das secretarias de Planejamento, Assistência Social, Saúde, Educação, Gestão de Convênios e de outros órgãos públicos da Prefeitura de Arapiraca, bem como de engenheiros e técnicos da empresa Básica Engenharia e Desenvolvimento.

De acordo com a coordenadora do Plano Municipal de Saneamento, a engenheira civil Cláudia de Melo, o objetivo do plano é adotar políticas urbanas em sintonia com o Estatuto das Cidades.

Ela adiantou que as ações incluem diretrizes nacionais. “O município que não tiver o seu plano, deixará de receber recursos federais”, afirmou.

A engenheira esclareceu que será traçado um diagnóstico da atual situação do município, bem como objetivos, projetos e programas com um planejamento para os próximos cinco, dez ou 20 anos”, acrescentou.

 

Audiência Pública

A execução do plano também prevê a realização de uma Audiência Pública para a versão final do documento.

O coordenador do Plano Decenal de Desenvolvimento de Arapiraca, Paulo Sérgio Barboza, salientou o apoio do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e da importância da participação de todas as secretarias, órgãos de governo e sociedade.

“A exemplo das oficinas do Plano Decenal, essas ações necessitam da efetiva participação popular. Nossa meta é concluir os trabalhos e apresentar o documento do Plano Municipal de Saneamento até dezembro deste ano”, explicou ele, ressaltando também o apoio da Caixa Econômica Federal.

Entre os meses de janeiro e fevereiro do ano passado, um grupo interdisciplinar de técnicos e secretários municipais participaram de cinco oficinas preparatórias para construção coletiva do Termo de Referência do Plano Participativo Municipal de Saneamento Básico Sustentável, servindo também para capacitação dos participantes.
município de Arapiraca foi contemplado com recursos do PAC2 (Programa de Aceleração de Crescimento 2), e elaborará o seu plano para um horizonte de até 20 anos.

Este será mais um processo que fortalecerá a participação social, cidadania e a democracia em prol da qualidade de vida, buscando um meio ambiente saudável.

O plano deve atender a todo o município, urbano e rural, visando otimizar os quatro serviços básicos do saneamento, infraestruturas e instalações operacionais: abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *