5 de março de 2012

Mulheres ocupam cargos estratégicos na Prefeitura de Arapiraca

p { margin-bottom: 0.21cm; }

A eleição de Dilma Rousseff como a primeira presidente do Brasil mostra que as mulheres estão cada vez mais ocupando seus espaços na sociedade.

Em Arapiraca, essa tendência já é bastante comum há vários anos. As mulheres conquistam postos de destaque e comandam cargos estratégicos na administração municipal e em outras esferas sociais, como também na política.

Das 17 secretarias municipais no governo de Luciano Barbosa (PMDB), 11 mulheres comandam importantes pastas no serviço público.

Desde o seu primeiro mandato, no ano de 2005, o prefeito tem reservado posições de destaque para as mulheres exercerem cargos de comando em secretarias antes ocupadas por homens.

Exemplo disso pode ser comprovado nas pastas da Educação, com a professora Ana Valéria Peixoto; na Saúde, com a assistente social Aurélia Fernandes; na Secretaria de Planejamento, comandada pela arquiteta Helena Virgínia Moreira; na Secretaria de Assistência Social, com Adélia Lúcia; na pasta da Iluminação, que tem como gestora Rita Nunes; Na Secretaria de Indústria e Comércio, Dayane Alves; bem como as secretarias de Administração e Recursos Humanos, Ariluce Cerqueira, e na Controladoria-Geral, Maynara Rocha.

O grau de valorização das mulheres na administração do prefeito Luciano Barbosa também pode ser confirmado com a presença da arquiteta Caroline Albuquerque na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e Lúcia de Fátima Queiroz Cavalcante no comando da Secretaria de Políticas Para as Mulheres, além de outras três mulheres ocuparem cargos de subsecretárias nas pastas da Comunicação, com a jornalista Mônica Nunes; Governo, Giane Silva, e Marciete Barros, como subsecretária de Finanças.

Também já fizeram parte do primeiro escalão do atual governo, Rosa Ângelo à frente da Secretaria de Planejamento e Sylvia Almeida, que comandou a Secretaria de Indústria e Comércio.

Para a secretária de Políticas Para as Mulheres, outros fatos históricos podem ser lembrados na eleição e reeleição da médica Ceci Cunha como deputada federal e de outra médica, Célia Rocha, eleita Prefeita de Arapiraca em duas gestões.

Na Câmara Municipal, as mulheres têm se destacado nas atuações das vereadoras Graça Lisboa (PSD) e Gilvânia Barros (PMDB). A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) tem uma mulher no comando: a publicitária Tânia Núbia Albuquerque.

“Isso mostra a nossa força e a capacidade da mulher no exercício de funções importantes em nossa sociedade’, afirma a secretária municipal de Políticas Para as Mulheres, Lúcia de Fátima

Queiroz Cavalcante.

Segundo ela, a representação feminina em cargos estratégicos na administração pública serve de motivação e estímulo para que as mulheres possam participar cada vez da vida social e política de Arapiraca e de Alagoas”, destaca.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *