Moradores do Canaã recebem terceira Arapiraquinha
p { margin-bottom: 0.21cm; }
O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto, entregaram, no fim da tarde desta terça-feira (27), a terceira Arapiraquinha- biblioteca com salas de leitura e acesso à Internet – para os moradores do Povoado Canaã.
As famílias da comunidade também foram contemplados com a revitalização da Praça Antônio Juvino, que recebeu parque infantil, bancos e jardins.
A primeira Arapiraquinha Professora Neuza Gomes da Silva foi inaugurada no ano de 2010, no bairro Jardim Esperança. O espaço público é concebido para o estímulo à leitura com três mil títulos, periódicos, acervos em braile para leitura de pessoas portadoras de deficiência visual, sala de acesso à internet com nove computadores, CDs, DVDs, mapas, jogos e bebeteca para abrigar recém-nascidos a partir de seis meses de vida.
A segunda unidade foi entregue aos moradores do bairro Novo Horizonte, em agosto do ano passado.
Como parte da programação, na tarde desta terça-feira, os alunos do Coral Flores das Paneiras, da Escola de Tempo Integral José Ursulino Malaquias, cantaram os Hinos Nacional e de Arapiraca para o acompanhamento do público presente à solenidade, que também contou com a presença das vereadoras Gilvânia Barros (PMDB) e Graça Lisboa (PSD); secretário de Governo, Ricardo Teófilo e demais secretários e assessores, bem como do líder comunitário Lídio Vicente e de representantes do Exército Brasileiro, tenente Silva e sargento Jota Carlos, além dos filhos da homenageada, os estudantes Kerolly Pimentel e Keverson Pimentel, juntamente com familiares, amigos, educadores, alunos e moradores da comunidade de Canaã.
Ainda como parte da programação, as crianças tiveram direito à distribuição de pipoca e algodão doce. O grupo teatral Asas da Liberdade encenou uma peça educativa e o palhaço Camarão fez apresentação para as crianças, jovens e adultos que acompanharam o evento.
O líder comunitário Lídio Vicente falou em nome dos moradores da comunidade e agradeceu ao prefeito Luciano Barbosa e à secretária Ana Valéria Peixoto pela inauguração da Arapiraquinha e, também, pelas obras de revitalização da Praça Antônio Juvino.
Emocionada, a estudante Kerolly Pimentel disse que a família estava agradecida pela homenagem. “Se minha mãe estivesse aqui, com certeza estaria muito feliz”, declarou a jovem, que recebeu das mãos do prefeito Luciano Barbosa um livro de pano confeccionado pelo programa Mães Leitoras, Costurando a Leitura Para as Crianças.
Por sua vez, a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, lembrou que a Arapiraquinha do Canaã é a primeira entregue aos moradores da zona rural de Arapiraca. “O prefeito constrói praças, sim, mas são espaços diferentes e voltados para estimular o gosto pela leitura e pela pesquisa entre os jovens”, acrescentou.
Em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa aproveitou o momento para enaltecer o trabalho desenvolvido pela equipe da Educação e de outras secretarias.
“Cada biblioteca dessa tem o apoio da escola da comunidade e recebe o nome de um educador. O maior bem que os pais podem deixar para os seus filhos é a educação, e a professora Claudenice Pimentel, nossa Dênia, foi um exemplo de dedicação ao trabalho, à família e ao amor pelo ensino”, completou Luciano Barbosa.
Bens culturais
O Projeto “Arapiraquinha” é uma iniciativa da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação. As bibliotecas públicas digitais são construídas com recursos próprios e visam estimular a leitura e promover o acesso aos bens culturais e informacionais e gerar oportunidades de conhecimento para todos.
Os espaços estão situados nos bairros mais vulneráveis do município. A primeira Arapiraquinha ProfessoraNeusa Gomes foi inaugurada no dia 1º de agosto de 2010, no bairro Jardim Esperança. Recebeu mais de 15 mil visitantes no período.
Já a Arapiraquinha Professor Miguel Valeriano foi entregue aos moradores do bairro Novo Horizonte no dia 13 de agosto de 2011.
Atraindo significativo número de usuários de todas as faixas etárias, as bibliotecas contam com um espaço multicultural que disponibilizam o acesso à informação através do seu acervo composto por livros, periódicos, CDs, DVDs, mapas, jogos, acervo braille e acesso à internet.
Pela relevância dos serviços oferecidos , o Programa Arapiraquinha: bibliotecas públicas recebeu durante o XXIV CBBD – Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, realizado pela FEBAB – Federação Brasileira das Associações de Bibliotecários, juntamente a AAPB – Associação Alagoana de Profissionais de Biblioteconomia em Alagoas, o Prêmio Biblioteca Modelo, sendo contemplada com mobiliários da BICCATECA- Programa para informatização dos acervos e serviços da empresa Contempory.
De acordo com a bibliotecária e coordenadora-geral do projeto, todas as ações visam cumprir o Manifesto da Unesco para as bibliotecas públicas, com programas de estímulo à leitura e a promoção de atividades lúdicas e educativas.
As Arapiraquinhas funcionam de segunda a sexta- feira, no período das 8 ao meio-dia, e das 13 às 17 horas, e das 18 às 21 horas. Aos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é da 14 às 17 horas.
A Administração das Arapiraquinhas está a cargo das Escolas de Tempo Integral Claudecy Bispo; Escola Municipal Maçônica Perfeita União e Escola Fernando Collor de Mello, no Povoado Canaã.
A equipe responsável pelas atividades é formada pela secretária Ana Valéria Peixoto; coordenadora-geral, a bibliotecária Wilma Nóbrega; Gorete Queiroz (coordenadora-pedagógica);
Maria Cristina Oliveira (pedagoga e contadora de estórias); Sandra Lima (monitora/regente de biblioteca; Maria de Fátima Silva Nascimento (monitora); Fabiana Silva (monitora) e professora Rosêngela(arte-educadora).
Prefeito Luciano brinca com as crianças após a entrega da Arapiracaquinha no Canaã