Exposição abre Semana Viva a Mulher, Viva Arapiraca
p { margin-bottom: 0.21cm; }
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Políticas Para as Mulheres, deu início , na manhã desta segunda-feira (5), a Semana “Viva a Mulher! Viva Arapiraca!
A solenidade contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e das secretárias de Políticas Públicas Para as Mulheres, Lúcia de Fátima Cavalcante, e de Administração e Recursos Humanos, Ariluce Cerqueira, bem como de secretárias e secretários municipais, servidores e servidoras públicas e de representantes dos diversos segmentos da sociedade de Arapiraca.
Na abertura do evento, servidores estenderam um tapete vermelho e um saxofonista tocou a música "Uma nova mulher". As 11 secretárias que fazem parte da equipe de governo receberam cada uma um buquê com flores e rosas.
Exposição
A mostra será realizada no Centro Administrativo Municipal. Ainda na segunda-feira, começando às 19 horas, no Memorial da Mulher, no bairro Alto do Cruzeiro, será a vez da exposição “Vozes Femininas- o Tom da História.
A programação segue na manhã de terça-feira (6), no Centro Administrativo, com a entrega do prêmio Outubro Rosa, numa realização da Secretaria Municipal de Saúde.
As homenagens às mulheres de Arapiraca também reservam para o Memorial da Mulher a realização do Cine Club – Lançamento: 2006 (Brasil), com direção de Marcos Prado e a personagem Estamira.
O documentário terá duração de 115 minutos. Trabalhando há cerca de duas décadas em um aterro sanitário, situado em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, Estamira Gomes de Sousa é uma mulher de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais. O local recebe mais de oito mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro, diariamente, e é também sua moradia.
Com seu discurso filosófico e poético, em meio a frases, muitas vezes, sem sentido, Estamira analisa questões de interesse global fala também com uma lucidez impressionante e permite que o espectador possa repensar a loucura de cada um, inclusive a dela, moradora e sobrevivente de um lixão.
No período da tarde, o espaço vai comemorar os quatro anos de apoio ao trabalho de prevenção da mortalidade infantil, desenvolvido há vários anos pela Secretaria Municipal de Saúde.
À noite, a partir das 20h30, na Câmara de Vereadores, ocorrerá a Moção de Aplauso pelo Dia Internacional da Mulher, por meio de indicação das vereadoras Graça Lisboa e Gilvânia Barros.
Posse dos concursados
A quarta-feira (7) reserva uma série de atividades no Centro Administrativo, incluindo a exposição: “Contribuição das Mulheres para o Desenvolvimento de Arapiraca”- uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e a entrega de 20 chaves de moradias do Conjunto Brisa do Lago, por meio do apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Às dez horas, na Federação das Associações de Moradores de Arapiraca (Facomar), ocorrerá a palestra: “Maria da Penha”.
No início da tarde, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária de Administração e Recursos Humanos, Ariluce Cerqueira, irão dar posse a 390 aprovados no concurso público para o preenchimento de cargos em várias secretarias e órgão da administração municipal.
A solenidade está marcada para o auditório do Fórum de Arapiraca. Em seguida, a partir das 15 horas, no Memorial da Mulher, tem início a palestra: “Mulher e Poder”, com a participação de Cristina Buarque, numa realização da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.
Ainda no Memorial da Mulher, com início previsto para as 17 horas, o público terá a oportunidade de assistir ao monólogo: “Um defeito na Mulher”. A partir das 19 horas, no auditório do IESC, será realizada uma mesa-redonda, com o gênero: “O que é natural, o que é cultural”, por meio de iniciativa do Grupo de Mulheres Flor do Agreste.
Comenda Ceci Cunha
O Dia Internacional da Mulher será marcado, na manhã desta quinta-feira (8),no Centro Administrativo, com apresentação do Coral Flores das Paineiras, numa realização da Secretaria Municipal de Educação, que também apresentará os trabalhos das mães de alunos que participam do programa “Mães Leitoras, Costurando a Leitura Para Seus Filhos”.
Na ocasião, haverá a oficina “Contando estórias”. Na sequência da programação, no Memorial da Mulher, está marcada apresentação do grupo de Informação, Educação e Comunicação (IEC), com a peça “Maria da Penha”.
Em seguida, no Centro Administrativo, será aberto o projeto: “Viva mulher a beleza do seu jeito”. As mulheres terão a oportunidade de experimentar, gratuitamente, produtos da empresa Mary Kay.
Por volta das 10h30, terá início o Mutirão de Doenças e Agravos de Promoção da Saúde da Mulher, no Mirante do Memorial da Mulher, bem como o Mapa Temático: Mulheres Líderes, numa iniciativa da Secretaria Municipal de Planejamento, e homenagem às mulheres líderes, com assinatura do Projeto de Lei instituindo a Comenda Ceci Cunha, tendo como local o Memorial da Mulher, por meio da coordenação da Secretaria Municipal de Governo.
No período da tarde, a partir das 14 horas, tem início na Praça Luiz Pereira Lima, a tenda “Mulheres de Guerra e de Paz”, numa realização da Uneal. Na sequência da programação, no Memorial da Mulher, está prevista a palestra: “Mulher Negra e Políticas Públicas”, com a palestrante Ângela Nascimento, da Secretária de Políticas de Ações Afirmativas.
Às 17 horas haverá a dinâmica: “O que quer a mulher?”, e, em seguida, a realização de seresta no Mirante do Memorial da Mulher, numa realização do PMDB Mulher.
Divas
As homenagens prosseguem na tenda acústica da Praça Luiz Pereira Lima, por meio de iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, a realização do show “Divas de Arapiraca”.
Às 20 horas, ocorrerá a abertura do Bazar Dona Inês, no Memorial da Mulher. As celebrações pela passagem do Dia Internacional irão se estender até sábado (10).
Veja a programação completa:
news.arapiraca.al.gov.br/userfiles/image/programacaoatualizada.pdf