28 de março de 2012

Comunidade quilombola receberá moderna unidade de saúde

Os moradores da comunidade remanescente quilombola do Carrasco, na zona rural de Arapiraca. serão beneficiados, na tarde desta sexta-feira (30), com a entrega de uma moderna unidade básica de saúde (UBS).

A solenidade está marcada para as 16 horas e contará com a presença do prefeito Luciano Barbosa (PMDB), secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, diretores de unidades de saúde, médicos, enfermeiros, agentes de saúde, servidores, bem como de lideranças comunitárias e convidados.

 

 

 

 

 

Laboratório de Prótese Dentária

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, entregaram, na manhã desta quarta-feira (28), mais um importante serviço público para a população de Arapiraca, com a implantação do Laboratório Municipal de Prótese Dentária.

A solenidade ocorreu no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e também contou com a presença da coordenadora do Programa Municipal de Saúde Bucal, Liliane Alves; coordenadora de Atenção Básica de Saúde, Aruska Kelly Magalhães, e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Lúcia Alves.

Também prestigiaram o evento, o secretário municipal de Cultura, João José Marques, o Joãozinho Braúna; a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, Aliciane França; coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, Hilda Maria Araújo; diretora do Centro de Referência Integrado em Assistência em Saúde de Arapiraca (CRIA), Érika Gracyanne, e a técnica do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Rosa Adélia, além de profissionais de saúde, servidores e convidados.

Na abertura da solenidade, a coordenadora de Saúde Bucal, Liliane Alves, destacou o apoio do prefeito Luciano Barbosa e da secretária Aurélia Fernandes nas ações preventivas e curativas.

“O município já oferta serviços de endodontia, periodontia, ortodontia, cirurgias, entre outros atendimentos, mas falta um laboratório de prótese para completar todo o círculo”, relatou.

 

Marco

A secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, disse que a implantação do laboratório representa mais um marco nas ações de saúde pública em Arapiraca.

“Nesse período ampliamos de 24 para 40 o número de equipes de saúde bucal, inclusive com implantação de consultórios odontológicos em cada unidade”, salientou Aurélia Fernandes, destacando o apoio e o respaldo do prefeito Luciano a toda equipe da Secretaria de Saúde.

Ela lembrou ainda que o município foi premiado, este ano, pelo Ministério da Saúde, que pelo IDSUS colocou Arapiraca em primeiro lugar entre os municípios das regiões Norte e Nordeste nas coberturas preventivas e de promoção da saúde dos moradores.

Em sua fala, o prefeito Luciano Barbosa ressaltou que seu governo investe 26% do orçamento na área de saúde.

“O Ministério preconiza um limite de 15%, mas sabemos da importância do trabalho para o atendimento à população e ampliamos os investimentos em mais 11%. Tudo isso tem refletido positivamente nos resultados alcançados por toda uma equipe especializada e comprometida com a melhoria constante da qualidade de vida dos moradores”, acrescentou o prefeito.

Após o pronunciamento das autoridades, a secretária Aurélia Fernandes foi homenageada pelos servidores com a entrega de um presente.

 

Teste rápido

Ainda na manhã desta quarta-feira, prefeito e comitiva inauguraram, também no prédio do CRIA, a sala para teste rápido de HIV.

Arapiraca é o primeiro município de Alagoas a ofertar o serviço à população, com um espaço exclusivo para esse tipo de atendimento aos pacientes.

De acordo com a coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose, Hilda Maria Araújo, o teste rápido vai permitir um diagnóstico mais ágil e eficiente para o tratamento da doença.

Ela explicou que existe uma relação entre o agravamento da tuberculose com o diagnóstico da Aids.

Segundo testes realizados em 32% dos pacientes com tuberculose, 5% foram diagnosticados como soropositivos nos exames de HIV.

No Brasil existem 70 mil casos de tuberculose e quatro mil a cada ano, com taxa de óbito de 20% dos pacientes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *