Arapiraca terá fundação de amparo à pesquisa
p { margin-bottom: 0.21cm; }
Durante reunião ocorrida, na manhã desta quarta-feira (14), com técnicos da Secretaria Municipal de Educação e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Alagoas (Sinteal/Agreste), o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) anunciou a elaboração de um projeto de lei para criar a Fundação de Amparo à Pesquisa Municipal.
"Vamos criar um órgão com recursos financeiros para incentivar a pesquisa de professores e alunos no Ensino Fundamental", revelou.
De acordo com Luciano Barbosa, o documento será enviado nas próximas semanas à Câmara de Vereadores. “A ideia é lançar editais com o apoio das universidades, a fim de que possamos desenvolver pesquisas voltadas ao ensino na rede municipal e com trabalhos de extensão junto à sociedade”, explicou o prefeito.
Reajuste salarial
Ainda durante a reunião, Luciano Barbosa e a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, ouviram sugestões dos representantes do sindicato, bem como a proposta de reajuste salarial para a categoria.
A presidente do Sinteal/Agreste, professora Juracy Pinheiro, disse que a entidade está realizando estudos para apresentação de proposta de reajuste salarial dos trabalhadores da Educação.
Outra pauta debatida no encontro ficou por conta da redução da carga horária em sala de aula. O sindicato defende 1/3 do período para o planejamento das aulas.
O prefeito Luciano Barbosa concordou com o pleito, ressaltando que os critérios devem ser definidos conjuntamente entre os técnicos da Secretaria de Educação e representantes do Sinteal.
“Apoiamos qualquer projeto que tenha como objetivo ampliar a qualidade do nosso ensino. Atualmente, a rede municipal de ensino tem registrado avanços, com a redução drástica da evasão e da escolar”, frisou Luciano, lembrando que em sua gestão já foram construídas dez escolas de tempo integral e reformadas e ampliadas 34 unidades de ensino.