Paulo Sérgio destaca participação popular no Plano Decenal
p { margin-bottom: 0.21cm; }
A convite da produção do programa Comando Geral, da Rádio Novo Nordeste Jovem Pan AM, o coordenador do Plano Decenal de Desenvolvimento de Arapiraca, Paulo Sérgio Barboza de Melo, concedeu, na manhã deste sábado (28), entrevista para prestação de contas das atividades realizadas na elaboração do projeto.
O programa teve apresentação dos radialistas Paulo Marcelo e Waldo César Tavares, com a participação do professor e blogueiro Iran Silva e transmissão ao vivo pela Redepandora.
O presidente da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar); o diretor da SMTT, Genival Galdino e os assessores da prefeitura,Josivan Vital e Cícero Barbosa também acompanharam a entrevista no estúdio da emissora.
Socialização
Paulo Sérgio destacou, na oportunidade, a efetiva participação popular, incluindo representantes da classe empresarial, poder público, associações de moradores, professores, estudantes, profissionais liberais e de representantes de movimentos sociais nas 14 oficinas já realizadas.
Ele adiantou que, na Oficina de Consolidação do Plano Decenal, os gestores foram divididos em cinco grupos: Desenvolvimento Econômico (oficinas de agricultura, oportunidades, emprego e renda); Educação e Desenvolvimento Humano (educação, esporte, lazer e cultura); Saúde e Bem-Estar Social (saúde e assistência social); Infraestrutura (infraestrutura e desenvolvimento urbano, transportes, iluminação, resíduos sólidos e meio ambiente) e Grupo de Articulação (segurança e juventude).
“É muito importante essa interação, a fim de que cada um possa enxergar com maior visão a estrutura de cada setor e as metas a serem alcançadas nos próximos dez anos”, frisou Paulo Sérgio.
O coordenador fez questão de salientar o apoio do prefeito Luciano Barbosa e de toda a sociedade nesta primeira etapa do Plano Decenal.
“Esse documento é fruto do trabalho de toda uma população e vai servir de norte para os futuros gestores de Arapiraca”, acrescentou Paulo Sérgio, que ainda respondeu a perguntas dos ouvintes e tuiteiros que acompanhavam a entrevista.
Área rural
No encerramento do programa, Paulo Sérgio revelou que, após a conclusão das 14 oficinas na área urbana, agora será a vez do início dos trabalhos na área rural.
“Já temos uma equipe elaborando um relatório de tudo o que foi apresentado e sugerido nas oficinas, inclusive com o aproveitamento de outros documentos, a exemplo do Plano Diretor, Agenda 21 e outras iniciativas que projetaram o desenvolvimento urbano, social, econômico e da qualidade de vida para os moradores de Arapiraca”, explicou.
Ele relatou que serão realizadas, a partir do dia 1º de março, dez oficinas em comunidades-polo, na zona rural de Arapiraca.
Cada reunião temática contará com a participação de 150 pessoas, totalizando, ao final dos trabalhos, um contingente de aproximadamente 1.500 pessoas.
A elaboração do Plano ainda inclui reunião com representantes do Fórum de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (FDLIS)- entidade com 65 representantes de segmentos sociais do município, incluindo lideranças comunitárias, sindicalistas, empresários, lojistas, integrantes de movimentos culturais e da juventude, entre outros.
A meta da coordenação do Plano é concluir o documento para apresentação à sociedade no fim do mês de março.