Paulo Sérgio apresenta Plano Decenal em Palmeira
O coordenador do Plano Decenal de Desenvolvimento de Arapiraca, Paulo Sérgio Barboza, concedeu entrevistas, no início da tarde desta quinta-feira (12), em emissoras de rádio da cidade de Palmeira dos Índios.
Ele recebeu o convite do vereador França Júnior (PSDB), para apresentar o projeto aos vereadores, empresários e moradores daquele importante município.
Paulo Sérgio particpou de debates na Rádio Vitório FM, também acompanhado do representante da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), Anizio Amorim, o Anizão, que pretende levar a ideia para o município de Murici, e promover apresentações nas Câmaras de Vereadores em vários municípios alagoanos.
Oficinas do Plano serão levadas para comunidades rurais de Arapiraca
Após dias e dias de trabalho, com a realização das 14 oficinas temáticas, incluindo também a Oficina de Consolidação, com 90 horas de frutíferos debates e apresentação de sugestões reunindo mais de 400 pessoas, entre gestores públicos, empresários, profissionais liberais, representantes de movimentos sociais, sindicatos de trabalhadores, grupos culturais e da juventude, a primeira etapa do Plano Decenal de Desenvolvimento de Arapiraca está sendo encerrada nesta quarta-feira (11).
A Oficina de Comunicação teve início às dez horas, no Levinos Hall, com a apresentação de tudo o que foi elaborado e discutido nos trabalhos de elaboração do plano desde o dia 1º de dezembro do ano passado.
O Plano Decenal é uma instrumento de planejamento para retratar o município que os moradores querem para os próximos dez anos.
A primeira etapa constituiu na realização de 14 oficinas temáticas que abordaram temas que causam maior impacto no desenvolvimento de Arapiraca.
Nesta quarta-feira, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) prestigiou a abertura da Oficina de Comunicação juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Adalberto Saturnino (PMDB), e vereadoras Graça Lisboa (PSD), Daniel Rocha (PTB) e Gilvânia Barros (PMDB), além do coordenador do Plano Decenal, Paulo Sérgio Barboza de Melo e equipe, bem como o consultor Noaldo Dantas.
No início das atividades foi apresentado ao público, estimado em cerca de 400 pessoas, um vídeo acerca de visão de futuro. Em seguida, o coordenador do Plano Decenal, Paulo Sérgio Barboza de Melo, agradeceu o apoio da administração municipal e a todos os secretários de governo municipal e elogiou a metodologia adota pelo consultor Noaldo Dantas nas 14 oficinas.
“Arapiraca tem muitos pontos fortes e uma vocação empreendedora. Algumas sugestões apresentadas já podem ser adotadas e outras nas próximas gestões”, acrescentou.
Visão coletiva
Por sua vez, o prefeito Luciano Barbosa parabenizou o grupo de participantes dos trabalhos, para construção de uma visão coletiva da realidade de Arapiraca e de seu futuro.
“Esse plano não é meu, mas do conjunto de toda a sociedade. Não é um plano para apenas uma gestão de governo, mas também para futuros gestores”, salientou.
Luciano Barbosa disse, ainda, que o trabalho de elaboração do plano vai gerar um livro que servirá de norte, um livro de cabeceira que será importante para os interesses das novas gerações”, completou.
Após o pronunciamento do prefeito, o consultor Noaldo Dantas coordenou as apresentações dos grupos temáticos com a convocação de cada representantes e de seus integrantes.
Em clima de muita descontração e criatividade, os grupos fizeram um resumo das atividades de elaboração do plano, mostrando de forma lúdica um resumo das propostas e sugestões durante as oficinas temáticas.
Os gestores foram divididos em cinco grupos: Desenvolvimento Econômico (oficinas de agricultura, oportunidades, emprego e renda); Educação e Desenvolvimento Humano (educação, esporte, lazer e cultura); Saúde e Bem-Estar Social (saúde e assistência social); Infraestrutura (infraestrutura e desenvolvimento urbano, transportes, iluminação, resíduos sólidos e meio ambiente) e Grupo de Articulação (segurança e juventude).
Zona rural
Depois, serão realizadas mais dez oficinas em comunidades-polo, na zona rural de Arapiraca. Cada reunião temática contará com a participação de 150 pessoas, totalizando, ao final dos trabalhos, um contingente de aproximadamente 1.500 pessoas. contingente de aproximadamente 1.500 cidadãos e cidadãs arapiraquenses.
A elaboração do Plano ainda inclui reunião com representantes do Fórum de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (FDLIS)- entidade com mais de 60 representantes de segmentos sociais do município, incluindo lideranças comunitárias, sindicalistas, empresários, lojistas, integrantes de movimentos culturais e da juventude, entre outros.
A meta da coordenação do Plano é concluir o documento para apresentação à sociedade no fim do mês de março.