Obras da nova subestação começam em duas semanas
p { margin-bottom: 0.21cm; }
Após visitar as obras do Shopping Patio Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) seguiu, no início da tarde desta quinta-feira (26), até o Distrito Industrial, onde recebeu homenagem por parte dos empresários, que recepcionaram a comitiva para fazer um agradecimento pelas obras de drenagem, meio-fio e pavimentação asfáltica no local.
Também participaram da comitiva, o diretor-administrativo da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Pedro Alcântara; engenheiro-projetista Nivaldo Campos e o chefe de Gabinete da Chesf, Carlos Aguiar, bem como o superintendente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em Alagoas, Expedito Neiva.
Os diretores da Chesf aproveitaram a oportunidade para apresentar o projeto da subestação de 230/69 kv que será construída em duas semanas.
O consórcio formado pela Chesf venceu o leilão para a construção da obra. Segundo o engenheiro- projetista da Chesf, Nivaldo Campos, na primeira etapa da obra serão investidos recursos da ordem de R$ 28 milhões, com a geração de 200 a 300 empregos diretos.
A nova subestação será instalada em uma área de sete hectares, às margens da Rodovia AL-110, nas imediações do Distrito Industrial de Arapiraca.
O engenheiro adiantou que a primeira etapa tem previsão de conclusão em um ano e ficará interligada com a linha de transmissão Rio Largo/Penedo.
Ele explicou que a atual subestação tem potência de 80 MVA e, com a nova subestação o reforço será mais que duplicado, com a previsão de 100 MVA, garantindo o fornecimento de energia elétrica para Arapiraca e outras cidades do Agreste, bem como para o funcionamento da Mineradora Vale Verde, no município de Craíbas, entre outros empreendimentos pelos próximos 20 anos.
A obra foi assegurada pelo prefeito Luciano Barbosa, com o empenho do senador Renan Calheiros, após várias reuniões com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que há cerca de um ano e meio esteve em Arapiraca para anunciar o projeto.
Infraestrutura
Durante a reunião na sede do Grupo Asa Branca com os diretores da Chesf e empresários do Distrito Industrial, o senador Renan Calheiros ressaltou a importância da construção da nova subestação energética para Arapiraca e toda região.
“Estamos aqui hoje para, além de trazer o pessoal da Chesf, visitar também as obras de infraestrutura que estão sendo feitas no Distrito Industrial de Arapiraca. É uma grande satisfação trabalhar em Brasília para ajudar no desenvolvimento da cidade e região”, afirmou.
O empresário José Hipólito da Costa lembrou, na ocasião, que o terreno foi doado na época da gestão de prefeita Célia Rocha. “Tivemos essa oportunidade, e o prefeito Luciano Barbosa juntamente com o senador Renan Calheiros, além do apoio do Banco do Nordeste, estão garantindo mais apoio para a classe empresarial de Arapiraca”, acrescentou José Hipólito.
O prefeito Luciano Barbosa disse que estão sendo investidos mais de R$ 3 milhões em recursos próprios nas obras de pavimentação de ruas, drenagem, linha d’água e meio-fio, além de um retorno na entrada do distrito, totalizando mais de 30 mil metros quadrados em pavimentação asfáltica com o empenho da equipe da Secretaria de Obras e Viação.