5 de dezembro de 2011

Prefeito inaugura espaço para atendimento a crianças autistas

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, irão entregar, na noite desta terça-feira (6), a partir das 19 horas, o Trate- espaço destinado ao atendimento de crianças autistas com necessidades especiais.

O espaço está localizado na Rua Abraão de de Oliveira, no bairro Cavaco, e foi construído ao lado do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (CEMFRA), com o apoio de um grupo de 40 empresários da cidade.

O Trate é o primeiro espaço público ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e atenderá, inicialmente, oito famílias e nove crianças com autismo. O espaço é dotado de modernas instalações em ambiente climatizado.

PECS

Os profissionais já trabalham com o Sistema de Comunicação pela Troca de Figuras (Picturing Exchanging Communication System) e, com a inauguração do espaço, as ações serão intensiuficadas e ampliadas com as famílias e crianças.

O PECS foi originalmente desenvolvido para crianças do espectro do autismo em idade pré-escolar, mas está atualmente sendo usado por crianças e adultos com transtornos do espectro do autismo e outros diagnósticos que apresentem dificuldades com a fala e a comunicação.

O PECS é dividido em 6 fases. Na 1ª fase, o objetivo é o de permutar a figura. Mais tarde a criança aprende a generalizar essa habilidade de forma que possa se comunicar com um grande nº de pessoas diferentes, em diferentes lugares e por diferentes motivos. Eventualmente, a criança poderá produzir sentenças com as figuras em uma "tira" de sentenças e poderá expandir o vocabulário.

O PECS dá à criança a possibilidade de expressar suas necessidades e desejos de uma maneira muito fácil de entender. Muitas crianças que começaram a utilizar o PECS também desenvolvem a fala como um efeito colateral, claro que é um efeito colateral muito agradável!

A solenidade contará com a presença de diversas autoridades, profissionais da saúde, bem como de representantes de instituições filantrópicas que cuidam de crianças com necessidades especiais. Seguindo uma determinação do prefeito Luciano Barbosa, a meta é ampliar duplicar o atendimento nos próximos meses.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *