6 de dezembro de 2011

Oficinas do Plano Decenal têm participação ativa da sociedade

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Iniciadas no dia 1º deste mês de dezembro, as oficinas temáticas do Plano Decenal de Desenvolvimento de Arapiraca contam com a participação ativa de representantes do poder público e dos diversos segmentos da sociedade.

Os trabalhos estão sendo realizados no auditório da Escola de Governo Prefeita Célia Rocha, tendo à frente o coordenador Paulo Sérgio Barboza.

O Plano Decenal tem o objetivo de ouvir sugestões da sociedade e, no final das atividades, elaborar um documento que projete o desenvolvimento social e econômico do município para os próximos dez anos.

A ideia surgiu da equipe do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) é traçar o perfil da qualidade do município que os moradores pretendem viver até o ano de 2022, com a participação dos próprios moradores.

Segundo o coordenador do Plano Decenal, Paulo Sérgio Barboza, a equipe está trabalhando em várias frentes. Um grupo ficou responsável pela melhoria da infraestrutura da Escola de Governo para dar as condições adequadas a fim de receber os participantes das oficinas e a estrutura da gestão executiva do Plano.

A primeira oficina abordou o tema: “Arapiraca Inclusiva”, com planejamento voltado para a área da Assistência Social, e conta com a participação especial do renomado consultor Noaldo Dantas.

Ainda de acordo com o cronograma, na sexta-feira (2) foi a vez do “Arapiraca Inteligente – Educação”.

Nesta segunda-feira (5), a câmara setorial “Arapiraca Feliz – Esportes e Lazer” debateu questões voltadas ao fortalecimento das atividades de lazer e da prática de esportes em todo o município.

“É incrível a participação das pessoas. Estipulamos um número máximo de 30 pessoas para cada temática, mas a iniciativa da sociedade está superando nossas expectativas. Tem câmara com a presença de até 35 pessoas”, comemora Paulo Sérgio Barboza.

O planejamento das oficinas segue o seguinte calendário: 06/12-Arapiraca no Campo – Agricultura;07/12-Arapiraca Saudável – Saúde; 08/12-Arapiraca Criativa – Cultura; 12/12-Arapiraca Móvel – Trânsito; 13/12-Arapiraca Segura – Segurança Pública; 14/12-Arapiraca de Oportunidades – Geração de empregos, renda e qualificação profissional; 15/12-Arapiraca Sustentável – Meio Ambiente; 21/12-Arapiraca para todos – infraestrutura e serviços; 22/12- Arapiraca do Futuro – Jovens; 04/01-Oficina de Consolidação; 11/01-Oficina de Comunicação.

Paulo Sérgio Barboza explicou que, em função da complexidade e necessidade de aprofundar mais o estudo sobre o redesenho da máquina administrativa municipal, ao invés do assunto ser trabalhado por meio de oficina temática, foi criado um grupo de trabalho com prazo definido para apresentar sugestões de um modelo de gestão que atenda às demandas atuais e às geradas pelo Plano Decenal.

“Para atender ao pedido dos jovens de Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa solicitou a inclusão de uma oficina específica para a discussão das demandas dos jovens e sua inserção no processo de desenvolvimento da cidade. Esta oficina ganhou a denominação de Arapiraca do Futuro”, acrescentou Paulo Sérgio.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *