Oficina debate melhoria da mobilidade urbana
p { margin-bottom: 0.21cm; }
Como parte das atividades do Plano Decenal de Desenvolvimento, ocorreu nesta segunda-feira (12), nos períodos da manhã e tarde, na Escola de Governo Célia Rocha, a oficina Arapiraca Móvel.
Representantes dos diversos segmentos da sociedade civil organizada e do poder público participaram de debates acerca da melhoria da mobilidade urbana na cidade para os próximos dez anos.
O Plano Decenal está sendo coordenado por Paulo Sérgio Barboza e tem como orientador, o renomado consultor de empresas públicas e privadas Noaldo Dantas.
A primeira oficina começou no dia 1º de dezembro, como o tema: “Arapiraca Inclusiva”, incluindo planejamento voltado para a área da Assistência Social.
O cronograma reservou para o dia 2, a oficina “Arapiraca Inteligente, com temas abordados sobre Educação. No dia 5 foi a vez do tema: “Arapiraca Feliz – Esportes e Lazer”. No dia 6, os representantes da sociedade civil organizada e poder público debateram problemas e projetos voltados para o fortalecimento da agricultura, com a realização da oficina “Arapiraca no Campo”.
Na quarta-feira (7) da semana passada, o tema foi “Arapiraca Saudável”, com a oficina de debates e propostas para melhoria da saúde da população. Na sequência dos trabalhos, na quinta-feira (8), os mais de 30 integrantes da oficina “Arapiraca Criativa – Cultura” traçaram o planejamento para uma cidade mais atrativa e com opções de lazer e cultura para o povo.
Mobilidade
Nesta segunda-feira (12), a série de 14 oficinas foi retomada com o tema “Arapiraca Móvel – Trânsito”.
Em mais de seis horas de debates e formulações de propostas, o grupo formado por representantes da SMTT, empresários do setor de transportes, universidades, comerciantes, lojistas, Polícia Militar, Fórum do Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (FDLIS), secretarias de Educação, Planejamento e Saúde, entre outros, levantaram uma série de problemas enfrentados atualmente pelos moradores e visitantes.
O grupo elencou o crescimento urbano desordenado registrado nas últimas décadas; a crescente demanda por transporte coletivo; a falta de educação de pedestres e motoristas, bem como a falta de estacionamentos, entre outros desafios.
Na segunda parte da oficina, os participantes debateram os problemas e apresentaram sugestões para melhorar a mobilidade urbana para os próximos dez anos.
Planejamento e Integração
Um dos pontos de convergência foi o planejamento da expansão urbana, além da criação de ciclovias, integração do sistema coletivo, malha eficiente, criação de espaços de carga e descarga, novos corredores de tráfego, projetos continuados de educação para o trânsito, entre outras propostas.
Para o professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Rafael Rust Neves, a participação nos debates foi muito proveitosa.
“Estou aqui há pouco tempo, mas já pude observar os problemas do crescimento da cidade. É muito importante poder contribuir com esse projeto e ajudar a planejar uma Arapiraca melhor de se viver”, afirmou ele.
Organograma
As oficinas do Plano Decenal seguem nesta terça (13), com “Arapiraca Sustentável; 14/12-Arapiraca Para o Trabalhador; 19/12-Arapiraca Criativa; 21/12-Arapiraca para todos; 22/12- Arapiraca do Futuro – Jovens; 04/01-Arapiraca Legal; 05/01 Arapiraca das Oportunidades; 06/01 Arapiraca Segura; 09/01 Oficina de Consolidação; 11/01-Oficina de Comunicação.
O coordenador do Plano, Paulo Sérgio Barboza, disse que, para atender ao pedido dos jovens de Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) solicitou a inclusão de uma oficina específica para a discussão das demandas dos jovens e sua inserção no processo de desenvolvimento da cidade. Esta oficina ganhou a denominação de Arapiraca do Futuro”, acrescentou Paulo Sérgio, elogiando a participação da sociedade nas oficinas.
Veja o que foi debatido na Oficina Arapiraca Móvel:
news.arapiraca.al.gov.br/userfiles/image/arapiracamovel.doc