10 de dezembro de 2011

Luciano dedica prêmio a antecessores

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Com a presença do vice-governador José Thomaz Nonô (DEM/AL), secretários de governo, prefeitos, deputados, juízes, desembargadores, entre outras autoridades e representantes dos diversos segmentos da sociedade alagoana, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB), recebeu, na noite desta sexta-feira (9), em Maceió, o Prêmio José Aprígio Vilela de Gestão Pública Responsável e Empreendedora.

A cerimônia foi promovida pelo Instituto Cidadão, tendo como local o auditório do Centro de Convenções Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá.

O prêmio é resultado da avaliação dos municípios alagoanos que mais se destacaram nas áreas de desenvolvimento social, geração de emprego e renda, participação comunitária, administração legal, saúde, educação e apoio ao micro e pequeno empresário.

A administração do prefeito Luciano Barbosa foi eleita dentre as cinco vencedoras do Prêmio José Aprígio Vilela de Gestão Pública Responsável e Empreendedora, após a conclusão dos trabalhos das equipes técnicas encarregadas do julgamento.

Este ano de 2011 os municípios agraciados com o disputado troféu e o “Diploma da Cidadania” foram Arapiraca, Atalaia, Cajueiro, Junqueiro e Piranhas.

 

Comitiva

Uma comitiva de Arapiraca, composta dos secretários de Governo, Ricardo Téofilo; de Comunicação, Yale Fernandes; de Planejamento, Helena Virgínia; de Articulação Política, José de Macêdo Ferreira; o coordenador do Plano Decenal, Paulo Sérgio Barboza, e o chefe de Gabinete, Josivan Vital prestigiaram o evento.

Também acompanharam a entrega do prêmio, o deputado estadual Ricardo Nezinho; a vereadora Gilvânia Barros e os ex-prefeitos de Arapiraca, José Barbosa de Oliveira, João Nascimento e Severino Leão.

Na abertura da solenidade, o presidente do Instituto Cidadão, jornalista Pedro Oliveira, apresentou um vídeo com um poema de Eliza Lucinda na voz da cantora Ana Carolina para simbolizar a proposta do prêmio.

“Estamos na terceira edição deste prêmio, cujo nome é dedicado a um empresário cuja história de vida foi pautada na ética, responsabilidade social e compromisso com o desenvolvimento de Alagoas”, frisou Oliveira.

O presidente do Instituto Cidadão também fez questão de ressaltar a seriedade dos critérios de avaliação do prêmio e aproveitou a oportunidade para criticar os maus gestores envolvidos em crimes de corrupção com o uso do dinheiro público.

Antes da entrega do Prêmio José Aprígio Vilela, três personalidades receberam a Comenda Dom Hélder Câmara: o vice-governador José Thomaz Nonô; secretário de Estado do Planejamento, Luiz Otávio Gomes, o superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira, e o delegado de polícia Denisson Albuquerque.

 

Exemplos

Em seguida, foi a vez dos prefeitos de Arapiraca, Luciano Barbosa; de Cajueiro, Palmery Neto; de Atalaia, Chico Vigário; de Junqueiro, Fernando Pereira, e a prefeita de Piranhas, Melina Freitas, serem agraciados com a entrega do Prêmio José Aprígio Vilela de Gestão Pública Responsável e Empreendedora.

Em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa elogiou a iniciativa do Instituto Cidadão e dedicou o prêmio aos seus antecessores. “Gostaria que todos estivessem aqui, uma vez que cada um deu sua parcela para contribuir com o desenvolvimento econômico e social de Arapiraca.

Também quero citar, neste momento, o senador Renan Calheiros e a ex-prefeita e deputada federal Célia Rocha, que me conduziu até o cargo de prefeito e ainda hoje continua ajudando a nossa administração sem medir esforços para melhorarmos ainda mais a qualidade de vida dos arapiraquenses”, completou Luciano.

 

Moralidade

O Prêmio José Aprígio Vilela de Gestão Pública Responsável e Empreendedora foi criado no ano de 2006, e agora na sua terceira versão selecionou cinco municípios com destaques positivos nas áreas de desenvolvimento social, geração de emprego e renda, participação comunitária, administração moral e legal, saúde, educação e apoio ao micro e pequeno empresário.

Ao adotar o nome do empresário José Aprígio Vilela como patrono, o Instituto Brasileiro de Municipalismo, Cidadania e Gestão – Instituto Cidadão- presta uma homenagem a uma figura reconhecidamente admirável, com inestimáveis serviços prestados ao Estado de Alagoas.

O regulamento que disciplina o Prêmio José Aprígio Vilela teve a preocupação em preservar a gestão pública com responsabilidade.

Tanto que em um de seus artigos estabelece que “Não poderá participar da seleção qualquer município cujo administrador esteja denunciado pelo Ministério Público por improbidade administrativa, indiciado por órgãos de segurança ou cujas contas tenham sido rejeitadas pelo Tribunal de Contas ou outro órgão de controle externo”.
Uma Comissão Especial de Atividades Institucionais durante vários meses levantou os dados de todos os municípios para análise técnica da escolha.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *