Projovem Urbano de Arapiraca é referência nacional
Executado pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano de Arapiraca é referência nacional.
O Projovem Urbano é um Programa do Governo Federal que atende jovens de 18 a 29 anos. A finalidade é elevar o grau de escolaridade visando o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã.
A formatura de 426 alunos dos núcleos Jesus Redentor, Djalma Matheus Santana, Domingos Lopes e Divaldo Suruagy foi realizada no Levinos Hall. O evento contou com a presença da secretária de Educação, Ana Valéria, de Saúde, Aurélia Fernandes, Administração, Lúcia de Fátima, e do secretário de Agricultura, Manoel Henrique.
O programa tem duração de 18 meses e contemplou a conclusão do Ensino Fundamental, a Qualificação Profissional inicial e a Ação Comunitária, que foram desenvolvidas durante o as aulas.
A Prefeitura de Arapiraca tem realizado diversas ações de interação e conhecimento com os alunos do Projovem Urbano, como a encenação da Paixão de Cristo e a palestra Profissionalização e Empreendedorismo. Essa última reuniu quase mil alunos dos cursos profissionalizantes nas áreas de serviços pessoais (cabeleireiro, manicure, pedicure, depilação, maquiagem) e construção e reparo (eletricista de instalações-edifícios, trabalhador da manutenção de edificações, instalador-reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações e instalador de sistemas eletrônicos de segurança).
Durante o evento, a secretária municipal de Educação, Ana Valéria, destacou o empenho dos alunos que mesmo enfrentando dificuldades concluíram os cursos profissionalizantes. “Parabenizo a todos, pois sei que aqui estão mães, pais, jovens que tinha perdido o estimulo pelos estudos, mas venceram essa etapa e com certeza vão continuar empenhados na profissão que abraçaram”, falou.
A supervisora de Avaliação e Monitoramento do Projovem no Brasil, Emanuele Barbosa, que também compareceu a solenidade, enalteceu o desempenho do município. “Arapiraca é a primeira cidade do Brasil a formar uma turma do pró jovem e com certeza apresentarei um relatório tanto em Salvador,quanto em Brasília, destacando esta cidade que já provou ser uma das que mais investe em educação no país”, afirmou.
|
FORMATURA DO PROJOVEM URBANO 24/11/2011 |
|