Professores participam de curso de formação em Libras
p { margin-bottom: 0.21cm; }
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), está realizando o 1º Seminário de Formação de Libras Para Gestores e Professores de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.
A primeira etapa do curso de qualificação teve como público-alvo os educadores da rede municipal de ensino.
Na manhã desta segunda-feira (28), no Clube dos Fumicultores, o seminário iniciou a segunda etapa do curso, com a qualificação de educadores de 34 município do Agreste e de outras regiões de Alagoas.
Pioneirismo de Arapiraca
De acordo com a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, o município de Arapiraca apresentou projeto de educação inclusiva para formação de professores da região e o Ministério da Educação (MEC) aprovou a iniciativa.
Ela adiantou que o município é o primeiro do Brasil a adotar o projeto. Nesta segunda etapa estão sendo capacitados 60 professores de vários municípios alagoanos.
“Já trabalhamos a educação inclusiva em 28 escolas e pretendemos ampliar esse número, como também ajudar a disseminar os conhecimentos para outros municípios”, frisou Ana Valéria.
A abertura dos trabalhos ocorreu na manhã desta segunda-feira, no Clube dos Fumicultores. Após os hinos do Brasil e de Arapiraca, os alunos do Centro de Orientação Especializada em Educação(COEE) fizeram uma apresentação para o público.
A programação também incluiu palestras com os professores-mestres da Ufal, Nágib José Gomes e Maria Lívia Couto.
As atividades contam com o apoio da Cooperativa de Consultores e Serviços Técnicos (COONSULT). O seminário tem carga de 120 horas e as atividades prosseguem até a próxima semana.
Além da secretária Ana Valéria Peixoto, professores-capacitadores e educadores, ainda estiveram presentes no primeiro dia de trabalhos a coordenadora do Programa Municipal de Educação Inclusiva, Girlley Araújo, e os professores José Antônio e Silvestre, que lecionam e ensinam língua de sinais nas escolas da rede municipal em Arapiraca.