Prefeitura e Caixa entregam contratos de mais 615 moradias
p { margin-bottom: 0.21cm; }
O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e o superintendente da Caixa Econômica Federal em Alagoas, Herbert Buenos Aires, assinaram, na manhã desta sexta-feira (25), convênio para liberação de R$ 35 milhões que serão investidos na ampliação das obras de esgotamento sanitário e projeto de assentamentos precários no município.
A solenidade foi realizada no auditório do Centro de Referência Integrado em Assistência e Saúde de Arapiraca (CRIA), e contou com a presença da gerente de Construção, Aparecida Machado, e da gerente de Desenvolvimento Urbano e Rural da Caixa, Isabel Resende, além do coordenador do Plano Decenal de Arapiraca, Paulo Sérgio Barbosa; secretário de Governo, Ricardo Teófilo; juiz da Comarca, Giovanni Jatubá; presidente da Câmara de Vereadores, Adalberto Saturnino (PMDB); gerente da agência central da Caixa, em Arapiraca, André Brito.
Ainda estiveram presentes à cerimônia, as secretárias de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Caroline Albuquerque; de Assistência Social, Adélia Leite; de Obras e Viação, Moyses Montenegro, entre outros secretários, assessores e lideranças políticas e comunitárias de Arapiraca.
Brisa do Lago
Ainda durante a solenidade, o superintendente da Caixa Econômica Federal, em Alagoas, entregou os contratos das primeiras 615 moradias de um total de 1.900 habitações que estão sendo construídas no Conjunto Brisa do Lago, na comunidade de Olho d’Água dos Cazuzinhas.
“Entre os anos de 2010 e 2011, já investimos 193 milhões no município, beneficiando 4.468 famílias. Para 2012, vamos continuar ampliando os investimentos nesta importante região”, completou.
Por sua vez, o prefeito Luciano Barbosa destacou a parceria com a Caixa Econômica Federal e o apoio do senador Renan Calheiros (PMDB) com a vinda de recursos para obras de desenvolvimento econômico e social em Arapiraca.
“Também quero parabenizar ás famílias do Brisa do Lago, que agora já começam a realizar o sonho da casa própria, e às equipes das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Assistência Social e Obras, pelo compromisso de trabalho e carinho na realização do projeto até a execução da obra”, frisou.
O sorteio da localização das casas ocorreu no último dia 28 de outubro, durante as comemorações dos 87 anos de emancipação política de Arapiraca.
O cronograma da Caixa Econômica Federal inicia para os beneficiários com os nomes começados pelas letras A e B. Os demais beneficiários irão receber os seus contratos no Caic, a partir do dia 28 para pessoas com nomes iniciados com as letras C e E. O cronograma segue até o dia 1º de dezembro, seguindo o mesmo padrão.
Condomínio
O Residencial Brisa do Lago, localizado no bairro Olho d’Água dos Cazuzinhas, atende aos critérios estabelecidos pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida. A obra está situada numa área com 70 hectares. Cada unidade habitacional tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviços.
De acordo com o projeto, o conjunto habitacional está sendo dotado de uma escola de tempo integral com dois mil metros quadrados de área; creche, posto de saúde, uma unidade do CRAS, área de lazer com campo de futebol e parque infantil, além de bosque e até centro comercial.
O conjunto habitacional também recebe ruas pavimentadas, moderno sistema de drenagem e iluminação, bem como abastecimento de água potável.
O megaempreendimento é o primeiro do gênero em Alagoas e está a cargo da empresa Engenharq. O projeto está gerando mais de mil empregos diretos no município de Arapiraca e beneficia oito mil pessoas com renda média de um salário mínimo. O valor da mensalidade será de R$ 50,00 por mês num prazo de dez anos para a liquidação do imóvel.
A dona-de-casa Ana Cléia Nunes da Silva, 34, casada e mãe de dois filhos menores de 13 e oito anos de idade, foi a primeira a receber simbolicamente a chave da casa.
“Estou muito feliz. Estava morando na casa de minha mãe com toda a família, mas agora já temos um lugar nosso e o sonho realizado”, afirmou.