Plano de Metas é discutido com a sociedade
p { margin-bottom: 0.21cm; }
Durante reunião do Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (FDLIS), o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) acompanhou, nesta quinta-feira (10), no auditório do Sebrae, a primeira discussão com a sociedade acerca da elaboração do Plano Decenal de Desenvolvimento 2012 – 2022.
A ideia do projeto é deixar registrado para os futuros gestores da cidade um documento que traduza o que os arapiraquenses pensam sobre o futuro da cidade nos diversos temas que impactam em seu desenvolvimento.
O Plano consiste na abertura de um amplo debate com a sociedade arapiraquense, através da realização de oficinas temáticas e, em seguida, será elaborado um documento consolidando toda a discussão.
As 12 oficinas temáticas contarão com a participação de 30 componentes cada. Na composição dos grupos teremos representantes da prefeitura, de entidades que compõem o Fórum de Desenvolvimento Local e Integrado – FDLIS, Câmara de Vereadores e demais entidades da sociedade civil.
A coordenação dos trabalhos está a cargo do especialista em Gestão de Convênios, Paulo Sérgio Barbosa, que é natural de Arapiraca e funcionário da Caixa Econômica Federal há 30 anos, tendo ocupado as funções de Gerente Regional de Mercado, Gerente de Desenvolvimento Urbano e Superintendente em Alagoas, entre outros cargos.
Paulo Sérgio também foi superintendente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e ocupou durante um ano o cargo de gerente municipal de Convênios na Prefeitura de Arapiraca.
Segundo ele, o Plano Decenal de Desenvolvimento contará com o apoio das secretarias municipais, sobretudo as de Planejamento, Governo e Comunicação.
Paulo Sérgio também explicou que, após o encerramento da fase de discussão nas oficinas temáticas, serão criadas 12 câmaras setoriais, composta por 30 membros cada, sendo dez do poder público e o restante dos diversos segmentos da sociedade civil organizada.
A missão das câmaras setoriais é dar perenidade ao plano, fazendo a manutenção e acompanhamento de sua execução durante os próximos 10 anos.
No total serão aproximadamente 400 pessoas participando diretamente da elaboração do Plano, e a primeira oficina temática está prevista para o dia 30 de novembro.
A proposta do prefeito Luciano Barbosa é de que o Plano Decenal de Desenvolvimento seja finalizado até o início do próximo ano.
O prefeito Luciano Barbosa aproveitou o momento para destacar a importância do Plano Decenal de Desenvolvimento para as futuras gerações.
"É muito importante a junção de esforços entre poder público e sociedade, para que o próximo administrador público possa dar continuidade ao ritmo de trabalho e projetar o desenvolvimento de Arapiraca para os próximos dez anos", completou.
p { margin-bottom: 0.21cm; }
PLANO DECENAL DE DESENVOLVIMENTO DE ARAPIRACA
DECÊNIO 2012 – 2022
OFICINAS TEMÁTICAS
ARAPIRACA DE OPORTUNIDADES
Estudar e propor um ambiente propício à geração de empregos e de negócios, em que haja a ampliação da qualificação profissional da mão-de-obra.
ARAPIRACA SEGURA
Estudar e propor ações de cidadania e segurança pública, através de ações articuladas e integradas entre as três esferas do Poder Público e a sociedade.
ARAPIRACA INCLUSIVA
Estudar e propor ações que promovam a inclusão social através da articulação das políticas de inclusão social, segurança alimentar, assistência e renda mínima para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.
ARAPIRACA SAUDÁVEL
Estudar e propor situações que crie condições para a prevenção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância a saúde, dando, assim, mais qualidade de vida a população Arapiraquense.
ARAPIRACA INTELIGENTE
Estudar e propor a criação de um ambiente propício para a prática da educação de forma integral, incorporando à educação formal a Educação de Trânsito, Ambiental, Urbanidade, Cooperação, etc.
ARAPIRACA EFICIENTE
Estudar e propor o redesenho da máquina administrativa municipal, assegurando a qualidade, agilidade, transparência, responsabilidade social e justiça fiscal às políticas municipais.
ARAPIRACA SUSTENTÁVEL
Estudar e propor a busca por melhor qualidade de vida para as gerações presentes e futuras com a necessária redução dos impactos ambientais gerados pelas atividades urbanas.
ARAPIRACA NO CAMPO
Estudar e propor o estímulo ao desenvolvimento da produção agropecuária, sobretudo a agricultura familiar, gerando empregos e renda, a segurança alimentar, a inclusão social e a redução das desigualdades sociais.
ARAPIRACA CRIATIVA
Estudar e propor o aproveitamento das potencialidades e diversidade criativa da cidade promovendo o seu desenvolvimento social.
ARAPIRACA MÓVEL
Estudar e propor a adoção de uma política de Transportes e Trânsito, que garanta a fluidez do sistema viário, mobilidade, acessibilidade, comodidade, segurança e satisfação dos usuários.
ARAPIRACA FELIZ
Estudar e propor ações que promovam e incentivem a prática do esporte e lazer, garantindo a população arapiraquense acesso à prática esportiva, qualidade de vida e desenvolvimento humano.
ARAPIRACA PARA TODOS
Estudar e propor ações que reduzam as desigualdades territoriais por meio da articulação e integração de políticas públicas voltadas para a infra-estrutura e serviços urbanos.