Escola realiza evento de resgate da consciência negra
p { margin-bottom: 0.21cm; }
Professores, alunos e servidores da Escola Municipal Manoel João da Silva, localizada na comunidade de remanescentes quilombolas do Sítio Carrasco, estão realizando, desde a quarta-feira (23), a quinta edição do Carrascultura.
Com o tema: “Independente de cor, todos têm o seu valor”, a programação do evento teve abertura marcada com torneio de karatê e queimada interclasses.
As atividades prosseguiram na quinta-feira (24), com a realização de torneio de futebol masculino. O ponto alto do Carrascultura ocorreu na sexta-feira (25), com a abertura oficial do evento.
Na ocasião, houve apresentações culturais, incluindo música, poemas, dança de coco peneruê. Também ocorreu a realização de palestra com o professor José Benedito da Silva, com o tema: “A autoestima do negro”; apresentações culturais com a professora Betânia e alunos e dos alunos da Escola Manoel Rodrigues da Silva, da Maçaranduba.
Ainda pela manhã, o professor, radialista e escritor Ronaldo Oliveira proferiu palestra acerca da comunidade de Carrasco. O público teve a oportunidade de visitar estandes com trabalhos dos estudantes.
O evento será encerrado neste sábado (26), com apresentação de grupo de dança da comunidade e palestra com o vice-reitor da Uneal, Clébio Correia.
As atividades também incluem mais apresentações culturais, capoeira, batizado, espetáculo “Um quilombo chamado Carrasco, com a monitora e atriz Sônia Amorim e alunos.
No encerramento da programação, está marcado o desfile para escolha da mais bela Orquídea Negra e o mais belo Antúrio Negro, além de feijoada para os participantes do evento.