Sarau de Retalhos fomenta a produção e leituras de poesias
Com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou no final de semana o 1° Sarau de Retalhos no Centro de Apoio as Escolas de Tempo Integral e na Tenda Cultural, na Praça Luiz Pereira Lima.
O primeiro dia do evento contou com a realização de uma oficina de poesias para alunos das escolas Hugo Lima, Rita Cássia e Valter Bezerra. A professora Marta Eugenia ministrou carga horária de cinco horas.
Estilos literários foram trabalhados e a produção realizada na oficina inserida na leitura de poesias do Sarau de Retalhos, apresentada no sábado em forma de recital por alunos escolhidos pela equipe. A Tenda Cultural também foi palco para um concerto de musicas regionais e clássicas do grupo Jogos de Cordel, de Maceió.
A Tenda Cultural foi decorada por três floriculturas locais e também abrigou stand para a exposição de livros de autores arapiraquenses como Judá Fernandes Lima, Cláudio Olimpio, Manoel André de Melo e Afrisio Acácio.
“Nossa intenção foi envolver a sociedade arapiraquense em um momento cultural. O Sarau de Retalhos reviveu a nostalgia da antiga Arapiraca onde em reuniões familiares, ou em eventos poetas anônimos sentiam-se a vontade para declamar sua produção artística. Foram momentos únicos”, disse o secretário Joãozinhi Braúna.
O evento teve como principal objetivo fomentar a produção e leituras coletivas de poesias junto a jovens e adolescentes do município.