Prefeitura entrega mais 45 moradias no Planalto
Mais uma vez, a alegria e a emoção marcaram, na manhã desta quinta-feira (15), a entrega de mais um lote das 210 moradias para famílias carentes que vivem no bairro Planalto.
O prefeito Luciano Barbosa (PMDB), acompanhado da secretária de Assistência Social, Adélia Leite, e dos secretários de Obras e Viação, Moyses Montenegro, e Desenvolvimento Urbano, Caroline Albuquerque, entregou as chaves de mais 45 moradias para pessoas que viviam em situação de risco e vulnerabilidade social.
As primeiras 30 moradias foram entregues no último dia 30 de agosto. A construção das casas faz parte do Programa de Urbanização e Regularização de Assentamentos Precários – FNHIS/ Planalto.
As famílias foram contempladas por meio de sorteio realizado no último dia 19, na sede da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar).
O sorteio foi promovido de forma conjunta entre as secretarias de Assistência Social (Semas), Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Viação e Obras, em parceria com a Caixa Econômica Federal.
Na manhã desta quinta-feira, a solenidade também contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente, Luiz Ricardo Vieira; de Saúde, Aurélia Fernandes; de Iluminação, Rita Nunes; controladora-geral do Município, Ariluce Cerqueira; de Governo, Ricardo Teófilo; secretário de Agricultura Manoel Henrique, bem como da vereadora Gilvânia Barros (PMDB).
Também prestigiaram a cerimônia, o representante da empresa Enenegi, responsável pela obra, empresário Camilo Montari; presidente da Facomar, Braz Antônio de Farias; presidente da Associação dos Moradores do Planalto, José Carlos Braz, além do presidente do FDLIS, José Lopes e os secretários de Articulação Política, ex-prefeito José Barbosa de Oliveira, José de Macedo Ferreira, e a coordenadora do programa Gerlande Fausto.
O cadastramento das famílias teve o acompanhamento dos profissionais que trabalham no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Planalto.
O projeto contou com o apoio da Cootran, que é uma cooperativa voltada para o trabalho social com as famílias carentes.
A dona-de-casa Sandra Pereira de Oliveira, 31, não conteve as lágrimas durante a entrega das chaves da residência. Casada e mãe de um filho menor de dez anos, ela agradeceu ao prefeito Luciano Barbosa pela realização do sonho de sua família.
O conjunto habitacional tem infraestrutura, com obras de drenagem, pavimentação e esgotamento sanitário. Foram construídas nove quadras e cada moradia é dotada de dois quartos, sala, cozinha e banheiro. As moradias estão localizadas nas imediações de uma praça e de uma moderna unidade de saúde.
A entrega das moradias é feita por lotes e obedece a um cronograma que será concluído no próximo dia 30 de outubro.
Mais 800 casas
Após a entrega das 45 moradias no bairro Planalto, o prefeito Luciano Barbosa e comitiva visitaram as obras de construção de 1.900 casas no Residencial Brisa do Lago, localizado no bairro Olho d’Água dos Cazuzinhas.
A obra faz parte do programa federal Minha Casa, Minha Vida e conta com área com 70 hectares. Cada unidade habitacional terá dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviços.
De acordo com o projeto, o conjunto habitacional terá uma escola de tempo integral com dois mil metros quadrados de área; creche, posto de saúde, uma unidade do CRAS, área de lazer com campo de futebol e parque infantil, além de bosque e até centro comercial. O conjunto habitacional está sendo dotado de ruas pavimentadas, moderno sistema de drenagem e iluminação, bem como abastecimento de água potável.
O megaempreendimento é o primeiro do gênero em Alagoas e está a cargo da empresa Engenharq. O projeto está gerando mais de mil empregos diretos no município de Arapiraca e beneficia oito mil pessoas com renda média de um salário mínimo. O valor da mensalidade será de R$ 50,00 por mês num prazo de dez anos para a liquidação do imóvel.
Na ocasião, o prefeito Luciano Barbosa anunciou que as primeiras 800 moradias serão entregues no próximo mês de outubro, durante as comemorações dos 87 anos de emancipação política de Arapiraca.