2 de agosto de 2011

Município planeja criar Polo de Industrialização da Mandioca

p { margin-bottom: 0.21cm; }

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) participou, no fim da tarde desta terça-feira (2), na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal, de encontro com representantes dos governos federal, estadual e de cooperativas, associações e sindicatos de produtores rurais de Arapiraca e de outros municípios da Região Agreste.

A reuniu contou com a presença do secretário de Agricultura de Arapiraca, Manoel Henrique Cavalcante; da representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Alagoas, Sandra Lira; do presidente da Câmara Setorial da Mandioca, Eloísio Lopes Júnior; da superintendente da Agricultura Familiar em Alagoas, Inês Pacheco; do gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) da Mandioca, Nelson Vieira; representante do Escritório da Secretaria de Estado da Agricultura em Arapiraca, Marco Antônio Dantas de Oliveira.

Também participaram do encontro, os representantes da Associação Comercial, Régis Jackson; da Cooperativa Agrícola de Campo Grande (Coopeagro), Evaldo Pereira; da Cooperal, Maria José Alves, além de integrantes do Sebrae/AL e de outros órgãos ligados à agricultura familiar.

Apoio

Durante a reunião, o prefeito Luciano Barbosa voltou a defender o fortalecimento da agricultura familiar no município e região.

Ele fez questão de lembrar da visita da presidenta Dilma Rousseff, semana passada, em Arapiraca. A comitiva presidencial visitou as instalações da fábrica de fécula, localizada na comunidade rural de Bálsamo.

O estabelecimento é mantido pelo Consórcio Intermunicipal de Produção, Industrialização e Comercialização da Mandioca na Região Agreste (Consiagre).

O consórcio foi criado no ano de 2003, tendo como meta principal o fortalecimento do associativismo, por meio de pesquisa e assistência técnica que permitam aos agricultores familiares promover a geração de emprego e renda, com investimento em lavouras de mandioca- uma das principais culturas de subsistência da região.

Com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com uma contrapartida da prefeitura, para a compra de máquinas e equipamentos de uma Unidade Classificadora e Empacotadora de Farinha.

Dessa forma, serão atendidos cerca de 500 agricultores, que deixarão de repassar seus produtos para atravessadores e venderão sua farinha já empacotada para as grandes redes de supermercados, garantindo maior lucro e distribuição de renda na região.

“Agora, com o apoio do governo federal e a junção de esforços de todas as entidades e a classe dos produtores, temos a oportunidade de criarmos o Polo de Industrialização da Mandioca, por meio de ações conjuntas e planejadas”, afirmou o presidente da Câmara Setorial da Mandioca, Eloísio Lopes Júnior.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *