10 de julho de 2011

Prefeitura lança Programa de Excelência no Ensino

Com o objetivo de promover ainda mais a qualidade do ensino na Educação Básica, a Prefeitura de Arapiraca está implantando o Programa de Excelência e Qualidade do Ensino Público Municipal.

Idealizado pelo prefeito Luciano Barbosa (PMDB), o programa foi apresentado, no último fim de semana, aos diretores, vice-diretores e coordenadores-pedagógicos das escolas da rede de ensino de Arapiraca.

O evento foi realizado na Igreja Batista, localizada na Avenida Rio Branco, no centro da cidade, e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto.

O programa está baseado na adoção de critérios objetivos para avaliação das escolas e dos centros de educação infantil, com a definição de metas a serem alcançadas ao longo do ano letivo.

Para tanto, foi criado o Índice de Desempenho das Escolas Municipais de Arapiraca (Idema). O indicador de qualidade será definido a partir da avaliação de entrada aplicada em cada um dos estabelecimentos de ensino do 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Na avaliação será considerada uma boa escola a unidade em que a maior parte dos alunos aprendam os conteúdos e conceitos necessários para seu perfil escolar.

A secretária Ana Valéria adiantou que já foram estabelecidas as metas para o período de 2009 a 2012, a exemplo da alfabetização das crianças de 6 a 8 anos de idade; alfabetização em caráter de correção de todos os alunos do 4º ao 6º anos do Ensino Fundamental; redução da evasão escolar para um percentual inferior a 5%, além da formação continuada para todo servidor da Educação, entre outros objetivos.

“Os alunos, inicialmente, serão submetidos a testes de Língua Portuguesa e Matemática, além da avaliação da frequência escolar, entre outros itens.

Bonificação

Por outro lado, a Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria de Educação, vai premiar com bonificações aos servidores em exercício pleno nas escolas. A bonificação financeira será desvinculada do vencimento ou salário do servidor.

O valor da premiação por resultados a ser pago anualmente será calculado até 100% do salário-base do servidor, diante do cumprimento das metas estabelecidas.

“Esperamos, com isso, incentivar e valorizar cada vez mais os nossos servidores da Educação, estimulando ações para qualificar o ensino em nosso município”, afirmou a secretária, destacando o apoio do prefeito Luciano Barbosa.
 
      
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *