28 de julho de 2011

Conferência de Transporte e Trânsito é discutida em reunião

 

A Câmara Especial do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito realizou reunião, na quinta-feira(28), às 09h, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Arapiraca, com a finalidade de  planejar e viabilizar a realização da "I Conferência de Transportes e Trânsito da Região Metropolitana do Agreste", cujo tema será: "Juntos podemos salvar milhões de vidas".

 

A Reunião contou com a presença  da vereadora Maria das Graças Lisboa, de Genival Galdino (SMTT), Silvestre Rizzatto (Técnico da Secretaria de Planejamento), Helena Virgínia Moreira (Secretária Planejamento), e Fátima Ramalho (Coordenadora da Área Técnica da Promoção da Saúde).

 

Na reunião ficou decidido que durante a Semana Nacional de Trânsito que acontece de 18/9 a 25/9, serão reforçadas as ações já realizadas anualmente em função da campanha nacional, com o envolvimento de toda a sociedade e a realização da 1ª Conferência nos dias 22/9 e 23/9.

“Espera-se o envolvimento e participação de todas as 22 prefeituras componentes da RMA, escolas, sociedade civil e diversos parceiros”, esclareceu a secretária de Planejamento Helena Virgínia.
 

 

Dia do Motociclista

 

 A Prefeitura de Arapiraca através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito- SMTT e Secretaria de Saúde ( Núcleo de Prevenção as Violências e Promoção da Saúde – NPVPS) realizou nos dias 26 e 27, no Largo Dom Fernando Gomes, grande ação educativa voltada a sensibilização de motociclistas.

 

O evento alusivo ao Dia do Motociclista contou com a parceria do Sest/ Senat e grupo do IEC ( Informação, Educação e Comunicação) da Secretaria de Saúde. No primeiro dia da ação houve a sensibilização dos motociclistas com a distribuição de material informativo, no segundo dia da sensibilização os agentes de trânsito realizaram abordagem aos motociclistas sem capacete e com número impróprio de passageiro, liberando-os só após adequação as normas de trânsito e as normas mínimas de segurança.

 

Os agentes de trânsito também abordaram veículos visivelmente velhos e sem manutenção. Os motociclistas receberam orientações sobre o risco de acidente ao trafegar em condições mínimas de manutenção. Segundo Fátima Ramalho, coordenadora da Área Técnica da Promoção da Saúde, o evento foi muito positivo. “ Conseguimos sensibilizar e alertar um grande número de motociclistas sobre as principais normas de segurança no trânsito e este é o primeiro passo para reduzirmos os índices de acidente em nosso município”, concluiu Fátima Ramalho.

 

O coordenador do programa de Educação no Trânsito da SMTT, Marcos Pepeu, também destacou o sucesso da ação. “Estamos mobilizados em melhorar o trânsito no município e isso envolve deste a conscientização de motoristas e motociclistas, independentemente da cilindrada do veículo, as modificações estruturais”, finalizou.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *