14 de julho de 2011

Conferência de Saúde reserva apresentação de trabalhos

O último dia de atividades da VI Conferência Municipal de Saúde reserva para esta sexta-feira (15), continuação dos trabalhos em grupo que foram iniciados na quinta-feira, eleição dos delegados para a Conferência Estadual, Plenária final e posse dos Conselheiros Municipais de Saúde.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde. A abertura da conferência ocorreu na noite de quarta-feira (13), no Clube dos Fumicultores, incluindo a III Mostra de Experiências Exitosas no município.

O evento contou com a presença da secretária de Saúde, Aurélia Fernandes; do representante do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, e de integrante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo; presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Adalberto Saturnino (PMDB), além de médicos, diretores de unidades de saúde, servidores da saúde e especialistas no setor de vários municípios da Região Agreste.

A Conferência reiniciou na quinta-feira(14) com apresentação cultural do Grupo Musical da Escola  em Tempo Integral José Ursulino Malaquias, do Jardim das Paineiras. Na sequencia a primeira mesa coordenou a apresentação oral de seis experiências exitosas na área da saúde.

A segunda mesa contou com a palestra do coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, que abordou o tema " Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social,Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro". No período da tarde, a representante da Fundação Oswaldo Cruz, Maria Angélica Carvalho Andrade, apresento o tema: “Acesso e Acolhimento com qualidade: Um desafio para o SUS”.

 

 

Qualidade de vida

O evento também contou com a apresentação de trabalhos selecionados pela Assessoria de Gestão Estratégica e Participativa. Quarenta e um temas serão apresentados sendo 36 na formatação de banner e cinco com apresentação oral ( Agentes Protetores do Meio Ambiente: uma ação intersetorial em favor da vida humana e natureza, da autoria de Ijoancira Rosa; Saúde e Segurança no Trabalho da indústria moveleira do Agreste alagoano: a pesquisa e o serviço rumo a qualidade de vida no trabalho, da autoria Patrícia Pereira.

Também foram apresentados oralmente os temas: Mortalidade por acidentes envolvendo motocicletas no município de Arapiraca e Mossoró/RN, no período de 1999 a 2008, da autoria de Aglaí Tojal; Pré-natal odontológico: experiência da promoção de saúde bucal em gestantes do PSF da Vila São José, da autoria de Liliane Alves e Processo de Planejamento, monitoramento e avaliação da gestão do SUS, da autoria de Cléa Núbia.

Segundo a secretária de Saúde, Aurélia Magna Fernandes Dias, a Conferência Municipal de Saúde é de fundamental importância para discutir e definir as diretrizes e encaminhamentos para a política municipal de saúde, com foco no fortalecimento do SUS.

Aurélia também enfatizou o apoio incondicional do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) para a melhoria da qualidade da saúde no município, que tem sido referência em toda a região, inclusive com o recebimento de prêmios pela redução da mortalidade materno-infantil e no trabalho da prevenção de doenças. A conferência se estenderá até esta sexta-feira (15), com apresentação de trabalhos, entre outras atividades ligadas à saúde pública e à constante melhoria da qualidade no atendimento à população.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *