9 de junho de 2011

Cidade agora será vigiada 24 horas por câmeras

p { margin-bottom: 0.21cm; }

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) assinou, na manhã desta quinta-feira (9), os Termos de Cessão do Uso de Equipamentos de Videomonitoramento e de Bens Imóveis ao governo do Estado para instalação das três primeiras bases de Policiamento Comunitário em Arapiraca.

A solenidade ocorreu na sala de reuniões do Centro Administrativo e contou com a presença do diretor de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Estado da Defesa Social, coronel Carlos Alberto de Mendonça; do comandante do 3º Batalhão Militar, tenente-coronel Wellington Bitencourt; delegado regional de Arapiraca, Valdeks Pereira, e do presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Adalberto Saturnino (PMDB), e o vereador e delegado de polícia Robério Ataíde.

Também estiveram presentes à cerimônia, o procurador de justiça Geraldo Magella Pirauá; juiz Giovanni Jatubá; defensor público André Chalub; procurador do município, José Soares da Silva, além dos representantes do Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci) do governo federal, Paulo Sérgio Ribeiro e Adriana Carvalho, bem como de secretários municipais de governo e de representantes do Conselho Municipal de Segurança; Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), OAB/Arapiraca, Associação dos Empresários do Distrito Industrial, FDLIS, Facomar, CDL, Conselho Tutelar, entre outras entidades.

Prevenção

Após a assinatura dos termos de cessão, o prefeito Luciano Barbosa disse que o município está dando, mais uma vez, uma resposta à sociedade no trabalho de prevenção da violência e da criminalidade.

“Infelizmente, a violência assusta toda Alagoas, e Arapiraca também sente os reflexos dessa situação. Estamos ampliando o número de unidades de saúde e de escolas de tempo integral. Já dispomos de um Conselho Municipal de Segurança atuante e recentemente demos posse à diretoria do Conselho Municipal Antidrogas. Tudo isso faz parte de um trabalho preventivo, mas é preciso o governo investir mais na estrutura e aparelhamento das polícias para a redução dos índices de violência em Alagoas”, acrescentou.

Luciano Barbosa lembrou que a prefeitura está doando separadamente todo o sistema com equipamentos adquiridos por meio de licitação pública, incluindo três câmeras rotativas, três câmeras fixas e um moderno programa de computador, para que a Polícia Militar possa efetivar o monitoramento nos pontos mais críticos e de maior movimentação de pessoas.

Parceria

O diretor de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Estado da Defesa Social, coronel Carlos Alberto de Mendonça, destacou a importância da junção de esforços para o combate à violência.

“Esse é um momento significativo para a segurança pública em Alagoas. Reconhecemos a necessidade de investimentos e estamos fazendo isso”, frisou ele, citando a implantação em parceria com o governo federal das primeiras bases comunitárias em Maceió.

Ele adiantou que deverão ser implantadas, nos próximos anos, 43 bases, sendo seis em Arapiraca, duas em Palmeira dos Índios, uma em Marechal Deodoro e o restante na capital alagoana.

As três primeiras bases de policiamento comunitário de Arapiraca irão funcionar nas imediações da Feira da Fumageira, Lago Perucaba e Jardim das Paineiras.

Videomonitoramento

Com relação ao projeto de videomonitorado, os equipamentos comprados pela prefeitura já estão sendo instalados nas principais entradas e saídas da cidade, bem como em pontos da área central de Arapiraca.

Todo o sistema será operado por técnicos a partir de uma sala vizinha à Central de Operações (Copom) do 3º Batalhão Militar.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *