7 de junho de 2011

Capacitação voltada a horta escolar acontece na Zélia Barbosa

 

A Secretaria de Educação, em parceria com as secretarias de Agricultura e Saúde, dá continuidade ao projeto “ Educando com a Horta Escolar” com o II Momento de Formação em Horta Escolar, que acontece nesta terça-feira (07), no auditório da Escola em Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, no período de das 08h30min. às 17h.

 

O evento voltado a diretores, coordenadores, professores e merendeiras tem como principal objetivo capacitar estes educadores no manejo de horta escolar. Segundo, Valdira Monteiro, o projeto iniciado em 2010 com cinco escolas este ano já está com 21 escolas inscritas. “ Esta primeira capacitação contará com a participação de oito escolas. Ao todo serão sessenta e quatro profissionais que estarão aprendendo a importância de envolver os alunos desde informações gerais sobre o valor nutricional das hortaliças que serão cultivadas na escola, passando pela forma correta do manejo ao acondicionamento dos alimentos após colhidos,” explicou a coordenadora do projeto.

 

Participam desta primeira capacitação as escolas: Clodoaldo Pedro da Silva; Laury Capistrano da Silva; Pedro Arestides da Silva; Benjamim Felisberto da Silva; João saturnino da Silva; Lindinalva Eulália; João Lúcio da Silva e creche Pontes de Miranda.

 

 

Implementação

 

As escolas que implantaram o projeto em 2010 estão iniciando, gradativamente, o primeiro plantio em 2011. A Escola Manoel João, no Sítio Carrasco foi a primeira a semear os canteiros da horta escolar, no dia 01 de junho. No dia três foi a vez da Escola João Batista Pereira da Silva, no Planalto. Os canteiros estão recebendo sementes de alface, coentro, pimentão e cenoura. “ A orientação dada pelos técnicos da Secretaria de Agricultura é voltada ao plantio rotativo de culturas, para que haja maior aproveitamento do solo. Nosso foco é a produção de alimentos orgânicos e para isso estamos sensibilizando os alunos do 1º ao 9º ano sobre a importância do consumo de alimentos sem agrotóxico, finalizou Vilma Monteiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *