29 de junho de 2011

Arapiraca registra crescimento urbano de 78%

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Nos últimos 26 anos, a cidade de Arapiraca registrou um crescimento urbano de ordem de 78%. A informação foi apresentada na tarde desta quarta-feira (29), pela secretária de Planejamento, Helena Virgínia Moreira, durante reunião de governo que contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa (PMDB).

Os dados fazem parte do trabalho da equipe do Sistema de Informação Municipal (SIM), que é coordenada pela engenheira de agrimessura, Juciela Cristina, Antônio Albério e Rogério Firmino, com a participação de técnicos do Grupo de Geoprocessamento e Cadastro Territorial.

Durante a apresentação, a secretária Helena Virgínia revelou que o último levantamento havia sido realizado em 1984. “O município cresceu muito nesses anos, e o prefeito Luciano Barbosa mostrou a necessidade de que coletássemos informações atualizadas para diagnosticar a realidade de Arapiraca e planejar o seu futuro”, explicou.

SIM

O Sistema de Informação Municipal (SIM), que vem sendo executado há cerca de oito meses, com a criação de um novo banco de dados para realização do cadastro imobiliário de Arapiraca.

O trabalho contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo), Procuradoria do Município e Cartório de Registro Imobiliário de Arapiraca.

Para implantar o SIM, a Secretaria de Planejamento adotou um avançado programa de computador para realizar a cartografia e identificar toda área urbana e os loteamentos existentes em Arapiraca.

Inicialmente, a prefeitura contratou uma empresa Engefoto, de Curitiba, para fotografias aéreas. Os dados foram repassados para o programa de computador e depois analisados por técnicos e especialistas da Seplan.

Ainda como parte do trabalho, que incluiu o treinamento de técnicos da Seplan e, por fim, as visitas de campo, a prefeitura adquiriu 20 coletores de dados, que são equipamentos de última geração para montagem de planilhas e repasse das informações para o computador. 

“Essas informações estão sendo muito úteis como ferramenta para a tomada de decisões e tornar mais eficiente a aplicação dos recursos públicos. Estou orgulhoso em ter profissionais dedicados e uma equipe comprometida com a melhoria de vida dos moradores e o desenvolvimento de Arapiraca”, afirmou Luciano Barbosa.

Referência

Por conta disso, o trabalho realizado pela equipe de Geoprocessamento e Cadastro Territorial da Prefeitura de Arapiraca é referência em todo o Brasil.

“Já recebemos convites para apresentarmos o nosso trabalho no próximo dia oito de julho, para especialistas do Estado de Pernambuco, e há interesse de que nossa equipe participe de um evento na cidade de Curitiba, no Estado do Paraná", destacou a secretária Helena Virgínia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *