20 de maio de 2011

Município é referência em encontro de Secretarias de Saúde


 

Um dos objetivos do V Congresso Estadual das Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas é permitir que os 81 gestores públicos presentes ao evento possam trocar experiências e tecnologias. Com base nesse propósito, a Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca veio ao encontro para compartilhar com os demais órgãos aqueles projetos que estão dando certo na segunda maior cidade do estado de Alagoas.

Como ‘carro-chefe’ está o Programa Municipal de Saúde da Mulher que criou o Comitê de Prevenção à Mortalidade Materno-Infantil. Por meio dele, os agentes comunitários visitam as gestantes, convence-as sobre a importância do pré-natal, orientam sobre os cuidados para o pós-parto e acompanham o desenvolvimento dos recém-nascidos.

“Nós vamos às famílias e levamos saúde até elas. As equipes quando chegam às casas já estão prontas para explicar o que é uma gestação e as vantagens do acompanhamento médico. Temos até uma boneca que simulamos ser um bebê e damos orientação sobre como é um parto. Foi trabalhando assim, de forma didática e educativa, que conseguimos reduzir a mortalidade materno-infantil em Arapiraca”, explicou Aurélia Magna, secretária municipal de Saúde da cidade.

Segundo ela, caso aconteça algum problema com as mamães, ou, nos casos mais extremos, como os de óbitos, por exemplo, as equipes de Saúde da Família têm 24 horas para informar à Vigilância Epidemiológica sobre o fato ocorrido, que, por sua vez, tem sete dias para investigar qual foi a motivação do problema.

Outros projetos

E Arapiraca também trouxe outras experiências que deram certo. O projeto ‘Escolas Promotoras de Saúde’ e de ‘Prevenção ao Acidentes de Trabalho’ promovem ações de conscientização e preventivas nas unidades de educação do Município, nos órgãos públicos e empresas privadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *