17 de março de 2011

Seleção do Brisa do Lago tem novos critérios

A Secretaria Municipal de Assistência Social está divulgando a definição dos atributos para seleção das famílias que serão beneficiadas no Programa Minha Casa, Minha Vida para o Conjunto Residencial Brisa do Lago. O empreendimento reúne 1.900 moradias que estão sendo construídas na comunidade de Olho d’Água dos Cazuzinhas.

De acordo com a secretária Adélia Leite, os atributos foram aprovados pelo Conselho Municipal de Assistência Social. Os critérios nacionais incluem famílias residentes ou que tenham sido desabrigadas de áreas de risco ou insalubres, além de famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar.

Como atributos locais é exigida renda até um salário mínimo e famílias com o número de dependentes com idade até 17 anos e 11 meses, bem como o número de pessoas na família com idade de 60 anos ou mais ou portador de necessidades especiais.

Ela adiantou que, após análise dos cadastros, o interessado deve aguardar a relação dos beneficiários por meio de comunicação.

 

Seminário sobre doenças renais mobiliza profissionais da saúde

 

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, como parte das ações referentes ao Dia Mundial dos Rins, realizou nesta quinta-feira (17), no auditório do Centro de Referência Integrada, o seminário “ Cuide bem do seu coração, cuidando bem dos seus rins”.

O evento, que contou com a presença de médicos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais, aconteceu em parceria com a Câmara Técnica de Nefrologia de Alagoas e os serviços de nefrologia de Arapiraca.

A Secretária de Saúde Aurélia Magna Fernandes abriu o evento destacando os trabalhos realizados pelo município na área da saúde, enfatizando que Arapiraca atende mais de milhão de pessoas por estar inserida na segunda macro região, composta por 49 municípios. “ Atualmente, atendemos a 334 pacientes que necessitam de sessões de hemodialise, 102 residem em Arapiraca e 232 são provenientes de outros municípios. Parabenizo, também, equipe de transplante do Hospital Chama pelos 10 transplantes realizados em 2010, no município. Somos referências em vários atendimentos, inclusive no atendimento ao paciente renal crônico”, finalizou a secretária.

 

 

 

O prefeito Luciano Barbosa prestigiou o evento e destacou o trabalho realizado pelos profissionais de saúde para a melhoria da qualidade de vida da população arapiraquense. O evento contou com palestras dos médicos Indalécio Magalhães, diretor do Centro de Nefrologia do Hospital Chama, e Francine Mendonça, diretora do Centro de Nefrologia do Hospital Afra Barbosa. Os temas apresentados abordaram desde o funcionamento do serviço de diálise, regulamento técnico a importância de se tratar o paciente no início da doença.

 

O grupo do IEC ( Informação, Educação e Comunicação) da secretaria de saúde apresentou a peça Doação de Sangue, dando destaque a importância da doação de sangue. Na sequência, a assistente social do Hemocentro Iza Castro, falou aos presentes sobre “Receptores de Sangue da Hemodialise e a reposição para estoque”. O evento foi encerrado pela nutricionista Ana Délia Cavalcante, que destacou o serviço multidisciplinar com o paciente crônico renal.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *