29 de março de 2011

Prefeitura promove ações de saúde para os servidores

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Saúde, realizará, nesta quarta-feira (30), no Centro Administrativo Antônio Rocha, uma série de atividades de promoção da saúde dos servidores municipais.

A ação é uma iniciativa da Área Técnica de Promoção da Saúde, sob a coordenação do Hiperdia e coordenação de Vigilância Alimentar e Nutricional.

Segundo revela a nutricionista Danielle Guedes Dantas Lira, o trabalho tem início marcado para as oito horas e se estenderá até o meio-dia.

Ela adiantou que, durante as ações, serão ofertados serviços como aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica, com o teste de massa corpórea, incluindo a relação entre altura e peso, além de teste de glicemia, entre outras atividades de promoção da saúde dos servidores.

Reconhecimento

Os profissionais que trabalham na rede pública de saúde, em Arapiraca, continuam dando exemplo de dedicação e compromisso a favor da melhoria da qualidade de vida da população.

Enfermeiros e representantes de unidades de saúde participaram, esta semana, em Maceió, do Seminário Estadual de Manejo Clínico da Tuberculose.

A iniciativa fez parte da programação do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, comemorado nesta quinta-feira (24). 

O evento serviu para capacitar os profissionais que atuam na área da atenção básica e discutir ações para melhorar os indicadores da tuberculose.

Durante o evento foi abordada a atualização de todas as mudanças que ocorreram no sistema de tratamento desde a atenção básica até a cura da doença. O seminário ainda contou com a participação de técnicos da Sesau, do Ministério da Saúde e dos municípios, além de médicos, enfermeiros e farmacêuticos. 

 

Elogios

Representantes da Sesau, Ministério da Saúde e de outros municípios elogiaram as ações desenvolvidas no município de Arapiraca.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado será possível à cura da doença e isso favorece que seja quebrada a cadeira de contaminação. É fundamental que o tratamento seja iniciado e concluído.

Desde ano passado, o Ministério da Saúde, por meio da Sesau, vem disponibilizando a nova medicação chamada 4 em 1, que é um comprimido com atuação de quatro medicamentos.

Com o novo esquema terapêutico para tratar a doença, o MS visa reduzir a taxa de abandono para menos de 5%”, informa a técnica, acrescentando ainda que o Estado registra 9,6 de abandono do tratamento por parte do paciente. 

O exame para o diagnóstico precoce da tuberculose e a medicação para o tratamento da doença são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para situações especiais da doença, o Estado dispõe como referências o Hospital Universitário (HU), Hospital Escola Helvio Auto e a Unidade Especializada do Agreste em Arapiraca. 

De acordo com a coordenadora, no ano passado, em Alagoas, foram diagnosticados e notificados 1.152 casos de tuberculose, dos quais 45,6% ocorreram em Maceió.  Os municípios prioritários e que possuem maior número de casos são: Arapiraca, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Penedo, São Miguel dos Campos e Rio Largo. 

A forma pulmonar da doença, responsável pela disseminação do bacilo (bacilo Koch) e possível de ser diagnosticada e tratada nas Unidades Básicas de Saúde e Programa de Saúde da Família, esteve presente em 86% dos casos de tuberculose. 

A tuberculose é um sério problema de saúde pública e está associada às más condições de vida da população, sendo agravada com o empobrecimento e pelo advento da epidemia da Aids. A tuberculose é a quarta causa de mortes por doença infecciosa e a primeira causa de mortes em pacientes com Aids.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *