24 de março de 2011

Palhaceata leva multidão para as ruas de Arapiraca

A Companhia Teatral Turma do Biribinha, com o apoio da Caçuá Produções, realizou na manhã desta quinta-feira (24) uma grande palhaceata – desfile pelas principais ruas do Centro de Arapiraca com todos os artistas que tem um trabalho como palhaço e a classe em geral, atores , músicos, artistas plásticos, dançarinos, artista de rua de Alagoas, Bahia, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

A palhaceata faz parte do II Festival Gargalhada e a segunda edição do Encontro de Palhaços, que foram iniciadas na última segunda-feira e prosseguem até o próximo domingo, no Parque Ceci Cunha. onde foi montada uma tenda para receber alunos de escolas das redes pública e particular de ensino, além da sociedade em geral

.

O palhaço Biribinha, filho do Palhaço Biriba – patriarca da família Silveira – mantém a tradição da arte da palhaçataria há três gerações.Teófanes Silveira ( Birirbinha ), os filhos ( palhaço Mixaria e Mixuruca) e a esposa ( palhaça Pipoca) e um grande elenco de palhaços convidados vão mostrar ao público arapiraquense da forma mais vibrante a importância da arte circense estar próxima ao público para perpetuar essa cultura popular às futuras gerações. Atualmente, ele participou da novela Araguaia, da Rede Globo.

 

Programação

 

A programação do Festival Gargalhada também conta com apresentação de outros espetáculos, debates e oficinas temáticas. O encerramento do festival está previsto para o domingo (27), com a visita dos Doutores da Alegria ao Hospital Regional de Arapiraca, entre outras atividades artísticas e sociais. No fim da tarde, a programação reserva a peça Castelo Biribibum e o espetáculo Reprises, com o grupo La Mínima, de São Paulo.

Dia 24 – Quinta-feira

15h – Exposição Palhaços

Centro de Apoio as Ewscolas em Tempo Integral

20h30 – Tubinho / O Rei do Riso – Circo Teatro Tubinho (PR)

Tenda da Alegria

Dia 25 – Sexta-feira

10h – Debate – Elizabete Destéfanne (BA)

Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral

15h – Oficina – Rodrigo Robleño (BH)

Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral

20h30 – Circo do Só Êu – Barracão Teatro (SP)

Tenda da Alegria

Dia 26 – Sábado

17h – Amigos para sempre! Mixuruca e Mixaria (AL)

Tenda da Alegria

20h30 – O Reencontro de Palhaços – Turma do Biribinha (AL)

Tenda da Alegria

Dia 27 – Domingo

15h – Visita dos Doutores da Alegria Hospital Regional

17h – Castelo Biribibum – Turma do Biribinha (AL)

Tenda da Alegria

20h30 – Reprises – La Mínima (SP)

Tenda da Alegria

 

Museu

Com a realização da segunda edição do Festival Gargalhada e do II Encontro de Palhaços, o Museu Zezito Guedes abre, nesta quinta-feira (24), a partir das 15 horas, a exposição ‘Palhaços". A mostra será uma homenagem ao Dia Nacional do Circo, que tem como data 27 de março, dia do aniversário de nascimento do palhaço Piolim, considerado o Imperador do Riso.

De acordo com a diretora do Museu, Kika Tenório, a exposição abordará temas como a história do circo e a biografia de palhaços importantes do mundo circense, a exemplo de Carequinha, Piolin, Benjamim de Oliveira e Biribinha.

A mostra também contará com parte do acervo do artista de Belo Horizonte, Rodrigo Robleño, Palhaço Vira-Lata, que fará a abertura do festival, com o espetáculo Vira-Lata: o palhaço tá solto!, e também contará com parte do acervo da turma do Biribinha.

Ela esclarece que a visitação em grupo será permitida mediante agendamento prévio, e o horário de funcionamento do Museu será de segunda à sexta-feira, no período das 8h ao meio-dia, e das  14h às 18h. Aos sábados , o período de visita será das 9h às 13h. A exposição se encerrará no dia 16 de abril.

 FOTOS

http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/mostraimagem2.php?glid=624&action=1

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *