Obra do Bosque avança
As obras do Bosque das Arapiracas receberão, nos próximos dias, duas importantes frentes de trabalho.
Com o avanço dos serviços de pavimentação asfáltica das avenidas Delmiro Gouveia e Fausto Joaquim Luciano, os técnicos e engenheiros da obra passaram a intensificar os trabalhos de drenagem, compactação e preparação do terreno para o início da construção do lago artificial na área central do bosque.
A pedido do prefeito Luciano Barbosa (PMDB), que visita periodicamente o canteiro de obras, a arquiteta Tatiana Macedo fez alguns ajustes ao projeto e no local serão construídos um lago artificial, palco com oito lances de arquibancada em alvenaria, banheiros, calçadas, ciclovias, pistas para caminhadas e a implantação de três subestações de energia e dezenas de postes de iluminação com três pétalas cada um.
Além disso, o prefeito Luciano Barbosa já solicitou a aquisição de três mil mudas de árvores nativas e plantas ornamentais para serem plantadas a partir do próximo mês de abril.
Ainda como parte do projeto, o Bosque das Arapiracas terá um Centro de Atividades Múltiplas e uma área para promoção de cursos relacionados à preservação ambiental, como marcenaria baseada em madeira reflorestada, paisagismo, jardinagem e até produção de ervas medicinais.
O projeto está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC1) do governo federal e tem como principal objetivo a preservação e recuperação da nascente do Riacho Piauí, numa área de mais de 67 quilômetros quadrados, além de promover a melhoria urbana.
A obra vai proteger o Vale do Riacho Piauí, que percorre toda área urbana da cidade, constituindo-se num importante corredor de transportes e de lazer para os moradores e visitantes.