25 de março de 2011

Mães de alunos vão aprender produzir livros em tecido

Mães leitoras, costurando a leitura para as crianças. Esse é o nome do projeto pioneiro em Alagoas, que começou   ser adotado, na tarde desta sexta-feira (25), na Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, localizada no bairro Nova Esperança. 

O projeto tem o objetivo de envolver as mães dos alunos com a produção de livros de panos e de materiais acessíveis às crianças das unidades da rede municipal de ensino e, também, das creches mantidas pela Prefeitura de Arapiraca.

Nessa primeira etapa do projeto, as educadoras (monitoras) participam de oficinas técnicas com a consultora Vânia Oliveira para, em seguida, repassar os conhecimentos para as mães dos alunos.

O início das oficinas contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e da secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto; bibliotecária e idealizadora do projeto, Wilma Nóbrega; diretora-pedagógica das escolas de tempo integral, Maria Gorete; diretora da Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, professora Djacy Correia; diretoras das creches municipais, Patrícia Leandro, e da representante das mães-alunas Maria de Fátima Araújo dos Santos.

"Nossa proposta é incentivar a prática da leitura entre mães e alunos, com muita criatividade e imaginação, além de, num futuro próximo, estimular a criação de uma cooperativa para geração de renda com as mães que residem na comunidade", acrescentou Wima Nóbrega, revelando que o projeto será estendido para as outras escolas.

Wilma Nóbrega também revelou que o projeto inclui a instalação de bebetecas em cada escola e nas creches, com o objetivo de estimular o gosto pela leitura em crianças até cinco anos de idade.

Em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa parabenizou toda a equipe da Secretaria de Educação e, de forma especial, as mães dos alunos.

"Esse projeto é muito lindo. É um ato maior que o ato de ensinar. É um gesto de compreensão e de divisão de responsabilidades. Vocês estão trazendo as mães para dentro da escola, para que elas possam interagir com com a educação de seus filhos e os filhos de outras pessoas, fortalecendo ainda mais a qualidade do ensino em nosso município", completou o prefeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *