13 de março de 2011

Escola adota projeto Pelotão Mirim

Trinta alunos da Escola Municipal Crispiniano Ferreira de Brito, localizada no bairro Cacimbas, iniciaram, na manhã desta segunda-feira (14), as atividades do projeto Pelotão Mirim.

A iniciativa conta com o apoio do 3º Batalhão Militar e tem como objetivo preparar crianças entre dez e 11 anos de idade com aulas de cidadania, valores éticos, disciplina militar, além de aulas de natação, práticas esportivas, reforço escolar e direito à merenda durante o curso.

Segundo revela a secretária municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto, as aulas dos alunos do Pelotão Mirim são realizadas no período das sete às 11h30.

Ela esclareceu que a ideia do projeto é preparar os alunos para serem multiplicadores em sala de aula e na própria comunidade acerca dos conhecimentos e valores repassados durante o curso.

Idealizado no ano passado, pelo comando do 3º Batalhão Militar de Arapiraca, o projeto está promovendo a inclusão social de jovens que vivem em situação de risco social na comunidade de Mangabeiras, na periferia da cidade.

O Pelotão Mirim desenvolve atividades socioeducativas, incluindo o resgate de valores éticos, disciplina militar, lições de higiene pessoal e prevenção ao uso de drogas.

Os jovens também recebem aulas de reforço escolar, natação, prevenção de incêndios e lanche durante o treinamento, que ocorre de segunda à quinta-feira, no período da manhã, tendo como local a sede do 3º Batalhão Militar de Arapiraca.

Como requisito para participar do projeto, a criança precisa estar matriculada em alguma escola do município, que ofertará todo o fardamento dos alunos.

As crianças também irão acompanhar os militares durante a formação e em outras atividades do comando.

“O objetivo do projeto, além de ampliar os conhecimentos dos alunos, também visa assegurar a crianças e adolescentes proteção e cuidados necessários para o desenvolvimento de seu bem estar social, físico e mental, reduzindo assim a exposição contínua ao risco do envolvimento com as drogas e a criminalidade”, acrescentou a secretária Ana Valéria Peixoto.

Dom Constantino

Nesta terça-feira (15), a secretária Ana Valéria Peixoto e equipe técnica estarão reunidas com diretores, coordenadores pedagógicos, professores e servidores da Escola Dom Constantino Lüers, localizada na comunidade de Mangabeiras, para tratar de assuntos relativos ao início do ano letivo de 2011.

A pedido do prefeito Luciano Barbosa (PMDB), o estabelecimento está recebendo melhorias e sendo transformado para abrigar a oitava escola de tempo integral do município.

O projeto pedagógico inclui jornadas ampliadas de reforço escolar e atividades complementares, a exemplo de aulas de balé, dança, música, xadrez, capoeira, artesanato, teatro, informática, inglês, atividades esportivas, cultivo de hortaliças e alimentação cinco vezes ao dia.

De acordo com o calendário acadêmico, as aulas na Escola Dom Constantino Lüers estão previstas para começar no próximo dia 21 de março.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *