29 de março de 2011

Coleta seletiva é tema de visita técnica em Maceió

 

Técnicos das secretarias de Meio Ambiente, Planejamento, Educação, Saúde e Limpeza, bem como representantes da Agenda 21 e da Associação de Moradores do Bairro Canafístula, realizaram visita técnica, nesta segunda-feira (28), à Cooperativa de Catadores da Vila Emater – CoopVila, no bairro de Jacarecica, em Maceió.

O principal objetivo da comitiva foi conhecer “in loco” a experiência da cooperativa , que é apoiada pela ONG CEASB ( Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu).

Segundo Mariane Vieira, técnica da Semasa, a visita proporcionou à comitiva uma visão mais ampla sobre o tratamento final dos resíduos sólidos e da importância do catador como profissional responsável pela destinação final adequada dos materiais recicláveis.

 

Um dos pontos que chamaram a atenção da comitiva foi a metodologia de coleta realizada pela cooperativa, que inclui a formação de parcerias com grandes, médios e pequenos produtores de resíduos, a exemplo de empresas, condomínios e lanchonetes.

De acordo com Janice Gomes, técnica da Secretaria de Educação, é importante também destacar que a ONG apóia o “Guerreiros da Vila”, Ponto de Cultura implantado no Sítio São Jorge, na Vila Emater. O local, direcionado a cursos de capacitação e atividades artísticas e culturais, também foi importante para o resgate da autoestima dos moradores que viviam da “cata” de resíduos no antigo lixão de Maceió.

 

 

 

“A CoopVila foi fundamental no processo de valorização do ser humano, ficamos emocionados ao presenciar como estas pessoas passaram a se ver como agentes de transformação da cultura de uma sociedade, pois a coleta seletiva tornou-se parte do dia a dia, em residências, condomínios e empresas que anteriormente não apresentavam preocupação com o meio ambiente por desconhecer a importância da reciclagem do lixo”, finalizou Janice.

Na quarta-feira (30), a comitiva voltará a se reunir no Centro Administrativo para expor a experiência da visita e apresentar sugestões adequadas à realidade de Arapiraca, em especial ao projeto-piloto de coleta seletiva no bairro Canafístula.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *